O "Congresso Internacional TEPE - Teacher Education Policy in Europe" (www.tepe2018.com.), arrancou ontem dia 17 de maio e conta com cerca 200 participantes de todos os continentes. O Secretário de Estado da Educação, João Costa, presente na abertura do evento, citou a melhoria de vários indicadores da área da Educação nos quarenta e quatro anos de democracia de Portugal, destacando o papel da qualificação dos professores neste processo. O Secretário colocou em destaque a importância da formação de professores, ao tempo que chamou a atenção para o protagonismo da Universidade do Minho nos avanços do sistema educacional de Portugal.
A sessão de abertura, decorrida no auditório B1 do campus de Gualtar, contou também com a presença da vice-reitora da UMinho com a tutela da Educação, Margarida Casal, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, da presidente da rede TEPE, Joanna Madali?ska-Michalak, e da coordenadora do evento, Maria Assunção Flores, também professora do Instituto de Educação da UMinho.
O trabalho dos professores tem sido marcado a nível mundial por transformações face aos desafios da era digital que trazem exigências cada vez mais complexas. Levando em conta a repercussão das mudanças sociais, culturais e políticas no trabalho dos professores, o congresso vai debater as variáveis da qualidade da formação de professores.
A TEPE é uma rede académica que foi constituída em 2000 a partir de projetos colaborativos europeus no campo da política de formação de professores. O congresso deste ano inclui diversas sub-temáticas: Políticas de recrutamento e formação de professores, profissionalismo docente, pedagogia da formação de professores, a investigação e a prática na formação de professores e, finalmente, avaliação e desenvolvimento de professores. O site oficial do evento é www.tepe2018.com.Texto: Sandrine Souza
Fotografia: Nuno Gonçalves