Após a 8ª edição decorrida em novembro passado, em Gualtar, desta, o palco da Feira de Emprego e Empreendedorismo foi o campus de Azurém, que centrou a 17, o seu principal dia. O dia 16 antecedeu a abertura da mostra, durante o qual decorreram ações de coaching, workshops, demonstração de técnicas de procura ativa de emprego, desenvolvimento de competências transversais, entre outros.
Na sessão de abertura, decorrida na terça-feira, Nuno Reis, presidente da AAUM destacou a importância do evento para os estudantes e ressaltou a participação das empresas: "A Start Point é uma feira bianual que se realiza em Braga e Guimarães e tem captado cada vez mais empresas. Neste ano teremos cerca de 650 vagas de emprego, mais 250 do que na última edição. Teremos cerca de 37 empresas associadas, uma atividade que conta com o cofinanciamento do Fundo Comunitário Europeu, uma exigência que nos obriga a ter cada vez mais qualidade", transmitiu.
O objetivo da Start Point é promover o networking entre os participantes e proporcionar aos estudantes o contacto direto com o mercado de trabalho através da divulgação de oportunidades e desenvolvimento de competências. Vanessa Pintos, representante da Bosch pontua a participação na feira como fundamental. ''Temos parceria com a Universidade do Minho e é de extrema importância para nós marcar presença na Start Point, pois aproveitamos a oportunidade para esclarecer as dúvidas dos jovens que muitas vezes desconhecem toda nossa gama de serviços. Também queremos apoiar os estudantes que possuem projetos inovadores''.
Para o empreendedor e estudante Tiago Peixoto, a Start Point permite abrir um diálogo importante entre os microempreendedores e as grandes empresas. ''Desenvolvo há um ano um projeto na área de Tecnologia da Informação e procuro na feira uma instituição de grande porte disposta a apoiar-me na execução do trabalho'', apontou.
A estudante de Comunicação, Raquel Passos menciona esta, como a sua segunda participação no evento e garante ser possível realizar uma boa rede de contactos. ''O networking é fundamental neste tipo de evento. Estive na oitava edição e realizei boas parcerias, agora aproveito a oportunidade para candidatar-me a vagas de estágio e para assistir à palestra sobre empreendedorismo com a Helena Moura, da TecMinho''.
As atividades paralelas tiveram lugar no Anfiteatro B1.10 e Anfiteatro B1.12 na nave principal, ao todo foram ministrados seis workshops e oito atividades ao longo dos dois dias.
Texto: Priscila Rosossi