Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B?s do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis (I3Bs) e vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, recebe esta sexta-feira o Prémio Internacional UNESCO de Investigação em Ciências da Vida 2017, em Malabo, na Guiné Equatorial. O cientista português vai ser distinguido com 100 mil dólares (85 mil euros) e uma estátua de um artista local.
A Roboparty, considerado o maior evento educacional de robótica do mundo voltou a encher o pavilhão desportivo da Universidade do Minho (UMinho), em Azurém com mais de 500 participantes. Decorrido de 22 a 24 de março, esta 12ª edição do evento sagrou-se em mais um sucesso.
Os melhores alunos de meia centena de escolas secundárias dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real estão na próxima semana na Universidade do Minho para uma formação especial, que inclui aulas específicas e a integração em equipas internacionais de investigação.
A Universidade do Minho volta a aderir à Hora do Planeta, uma iniciativa mundial com o intuito de sensibilizar toda a comunidade académica para a necessidade urgente de tomar medidas e promover novos comportamentos face às alterações climáticas.
A Plataforma Fibrenamics Green lançou o mais recente Desafio de Criatividade, o Plastic Products. Promovido juntamente com a Lipor e direcionado a todos os membros pertencentes à rede Green Think Tank (GTT), este desafio pretende colocar as ideias a fervilhar sempre com o intuito de desenvolver produtos inovadores com base em resíduos e com novas utilidades, formas, toque, acabamentos e emoções.
O Centro Médico da Universidade do Minho foi criado em 2008 e conta com dois balcões de atendimento, um no Campus de Gualtar, em Braga e outro no Campus de Azurém, em Guimarães. Este serviço dedica-se, sobretudo, à chamada medicina preventiva, consultas de psicologia e cuidados de enfermagem, estando disponível para todos os estudantes da UMinho.
A 12ª edição da RoboParty® realiza-se nos dias 22 a 24 de Março de 2018, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, depois do enorme sucesso das oito edições anteriores, onde mais de 500 jovens aprendem a construir e programar robôs móveis e autónomos.
Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B's do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis (I3Bs) e vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho, recebeu ontem em Londres o "IET Harvey Engineering Research Award", um dos maiores prémios científicos do mundo na área da Engenharia.
A investigadora Margarida Fernandes, da Universidade do Minho, foi hoje distinguida com uma Medalha de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A cientista vai receber 15 mil euros para desenvolver uma nova geração de materiais para regenerar tecidos ósseos. A cerimónia decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Teve lugar, na passada sexta-feira, dia 16 de março a 6ª edição da EEG Research Day, uma iniciativa da Escola de Economia e Gestão (EEG) que pretende divulgar o trabalho de investigação em curso ou recentemente concluído, realizado pelos alunos dos cursos de pós-graduação.
Focado na ciência e tecnologia de ponta, o ciclo de masterclasses da Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho assume um caráter disruptivo e inovador ao garantir em sala uma abordagem a casos práticos e desafios reais das organizações pela mão de alguns dos melhores profissionais da área em Portugal.