indiceexc2018-570
Academia, 23.02.2018
SASUM 1º entre as Grandes Empresas do Setor Público e em 7º lugar nacional nas Grandes Empresas!
Portugal
No âmbito da atribuição do "Prémio Excelência no Trabalho 2017", para o qual concorreram cerca de 176 empresas de vários setores de atividade (privado e público), cujos resultados foram apresentados este dia 20 de fevereiro, no Museu do Oriente, em Lisboa, os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) qualificaram-se no 1º lugar, na categoria das Grandes Empresas do Setor Público, e em 7º nas Grandes Empresas a nível nacional.



Os SASUM já tinham arrecadado este prémio em 2013, 2015 e 2016. Resultado do trabalho desenvolvido em 2017, os Serviços voltaram a receber o "carimbo" de "excelência", sendo o grande vencedor nas Grandes Empresas do Setor Público e perfilando novamente no top 10 das Grandes Empresas em Portugal. Desta forma, e tal como aconteceu no ano transato, os SASUM não arrecadaram um, mas dois prémios

OÍndice da Excelênciaé umestudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano que foi desenvolvido pela empresa Neves de Almeida | HR Consultingem parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-IUL.O estudo apura a excelência nas seguintes áreas: Dinâmica Organizacional (aprendizagem contínua e orientação para a estratégia e para o cliente), o Clima (confiança organizacional, justiça e bem-estar), os Processos (informação e comunicação, práticas de liderança, coordenação e integração) e a Gestão de Recursos Humanos (condições de trabalho, desenvolvimento de competências e gestão de talento).

Esta tratou-se da 8ª edição deste estudo, através do qual se analisa o estado da arte das práticas de recursos humanos em Portugal e se premeiam as entidades que mais investem e apostam nesta área.

Este prémio foi o resultado da análise da atividade dos SASUM, em várias dimensões, em particular na área da gestão dos recursos humanos e validado por evidências documentais e auditorias. As dimensões analisadas foram ainda cruzadas com inquéritos enviados diretamente a todos os trabalhadores e colaboradores da organização eosinquéritos à gestão de topo.

Para o Administrador dos SASUM, António Paisana, este estudo representa, sobretudo, "uma oportunidade para os colaboradores avaliarem o resultado do seu trabalho na organização", bem como,o facto da organização poder ser avaliada "por uma instituição externa e manter a visibilidade da qualidade dos serviços que presta". Realçando a importância deste prémio, afirma que a Excelência só se consegue "fazendo as coisas de uma forma distinta".

Sem nunca esquecer a equipa que tem consigo, o Administrador afirmaque "este prémio é de todos os trabalhadores e colaboradores dos SASUM, pelo esforço, pelo trabalho de equipa, pela dedicação diária no cumprimento dos objetivos dos Serviços".

Texto: Ana Coimbra

(Pub. Fev/2018)

Arquivo de 2018