As XIX Jornadas de Biologia Aplicada da Universidade do Minho decorrem de quarta-feira a sábado, dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. Subordinado ao tema "Dá Asas à Biologia", o evento conta com duas dezenas de atividades, incluindo um debate sobre o predomínio de eucaliptos na floresta portuguesa. A comissão organizadora é formada por finalistas de Biologia Aplicada, com o apoio do Núcleo de Estudantes de Biologia Aplicada (NEBAUM) e do Departamento de Biologia.
Dominar várias línguas e ferramentas tecnológicas, ser pró-ativo e ter capacidade de resolução de problemas são algumas das competências práticas e transversais mais valorizadas no mercado de trabalho, conclui um estudo da UMinho que analisou o percurso de cerca de mil finalistas e recém-graduados. Os diplomados com estas características encontraram trabalho mais rapidamente do que os restantes colegas, realça a investigadora Sílvia Monteiro.
O Centro de Biologia Molecular e Ambiental e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho querem alavancar a bioeconomia do país, através da conceção de produtos e processos verdes inovadores para a indústria agroalimentar. O projeto chama-se "EcoAgriFood" e conta com um financiamento de 1.5 milhões de euros provenientes do programa Portugal 2020.
O Centro de Computação Gráfica (CCG), na Universidade do Minho, integra o grupo mundial que está a definir os padrões da interação do condutor com o ambiente e os sistemas de condução. As reuniões sobre o tema iniciaram-se este mês, prometendo afetar o quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, nomeadamente na ergonomia em contexto automóvel e na condução autónoma.
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) lança a 2ª edição do concurso de fotografia subordinado ao tema "A Ciência na transformação do Mundo", desafiando todos os alunos da ECUM a mostrarem como veem as questões do desenvolvimento sustentável, à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
De acordo com as atividades previstas no âmbito do Programa ERASMUS+, encontra-se aberto período de candidatura a bolsas para trabalhadores Docentes e não Docentes e não Investigadores da Universidade do Minho, no âmbito dos seguintes projetos que podem consultar aqui.
O BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho promove este semestre uma oferta diversificada de formação em línguas, a decorrer nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). O plano formativo inclui idiomas como o Japonês, o Árabe, o Russo, o Alemão, o Espanhol, o Francês, o Inglês, o Italiano, a Língua Gestual Portuguesa e Português Língua Estrangeira (PLE). As inscrições já estão abertas.
A Universidade do Minho, através do investigador Pedro Arezes, participou num estudo pioneiro a nível mundial sobre o uso de tablets e o seu impacto na saúde dos utilizadores. O trabalho realizado em conjunto com a Universidade de Harvard (EUA) e a Microsoft acaba de ser publicado na revista "Applied Ergonomics", a mais conceituada da área, e poderá contribuir para a conceção de softwares e dispositivos que afetam menos a postura e o esforço muscular de quem os usa.
Uma manga de compressão desenvolvida por Carlos Gonçalves, aluno de doutoramento do programa MIT Portugal na Universidade do Minho, foi a mais inovadora das ideias incubadas durante dez semanas no Startup Nano, o primeiro programa nacional de aceleração e incubação para startups na área da nanotecnologia. O programa foi promovido pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), pelo Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e com a parceria da Startup Braga
Nuno Reis e a sua equipa tomaram posse dos destinos da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) no passado dia 6 de janeiro, ato solene em que o jovem dirigente aproveitou para lançar exigências à tutela. O ato decorreu, como é tradição, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho).
Lara Santos, licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, lançou recentemente o livro "O Tomás não se quer divorciar dos pais". A história pretende ser também um manual de boas práticas, ajudando a evitar que os menores sofram com a separação dos pais e a resolver o problema de forma mais adaptada e célere. A autora trabalha no Sistema Público de Mediação Familiar do Ministério de Justiça e no projeto Laços - Fundação Vieira Gomes.