default-header-news
Academia, 23.11.2017
UMinho cria porta que bloqueia fogo, micróbios e ruído
Matosinhos
A plataforma Fibrenamics Green da Universidade do Minho e a Carpintaria Irmãos Pinto da Silva apresentam esta quinta-feira, na Concreta 2017, em Matosinhos, uma porta de última geração que impede em simultâneo o avanço do fogo e de micróbios e a redução do ruído


Esta porta multicamada está patenteada e a gerar expectativa no mercado nacional e internacional, pois responde a requisitos essenciais em espaços como hospitais, clínicas, hotéis, restaurantes e pode até vir a revolucionar a segurança e a comodidade das habitações dos cidadãos.

O projeto, intitulado "CIPSET 40 ", cruzou a experiência da empresa com o conhecimento produzido na UMinho. "Esta solução inovadora permite evoluir na cadeia de valor e aparecer de forma diferenciada nas principais redes e mercados", refere Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics Green. Por seu turno, a empresa envolvida espera obter um aumento considerável no volume de negócios. O projeto foi cofinanciado pelo QREN e teve ainda parceria da TecMinho e Sciencentris, também ligadas à UMinho.

Este é um dos projetos que a Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) vai apresentar até domingono pavilhão 4 da Exponor, no âmbito da Concreta 2017, feira bienalde construção, reabilitação, arquitetura e design. A presidência da EEUM vai estar nas intervenções oficiais, havendo também palestras de professores de Engenharia Civil e da Fibrenamics, stand próprio para a divulgação da oferta formativa e uma exposição com protótipos e equipamentos inovadores em áreas como a resistência e durabilidade dos materiais, a valorização de resíduos de várias indústrias e a sustentabilidade na construção.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601128 /25 /09
Email: gcii@reitoria.uminho.pt

Site: www.uminho.pt

(Pub. Nov/2017)

Arquivo de 2017