É o único português a assumir um cargo nesta associação
internacional que já conta com 48 anos de história. Paulo Flores
foi eleito pela primeira vez para o referido cargo em 2013 em
Tóquio, Japão. A recondução, por unanimidade, para mais um
mandato, aconteceu na 27ª reunião do Conselho Executivo daquela
Federação, que decorreu em Cracóvia, Polónia, entre os dias 9 e
11 de outubro de 2017.
Paulo Flores é o primeiro português a presidir a uma Comissão Técnica desta federação, que visa promover a investigação, o desenvolvimento e a aplicação industrial no domínio científico de Máquinas e Mecanismos e que congrega associações nacionais de mais de 60 países. Um dos principais vetores de atuação da IFToMM prende-se com a reindustrialização do espaço europeu.
Nas palavras de Paulo Flores, esta reeleição representa "por um lado, o reconhecimento do trabalho realizado nos anos anteriores, e, por outro, a excelência que a Engenharia Mecânica da Universidade do Minho alcançou na última década. Na verdade, a nossa Engenharia Mecânica continua ao nível do melhor que se faz em todo o mundo."
Paulo Flores licenciou-se em 1997 em Engenharia Mecânica e obteve em 2005 o grau de Doutor também em Engenharia Mecânica, ambos pela Universidade do Minho. É Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho desde 2013, e a sua atividade de investigação centra-se na Dinâmica de Sistemas Mecânicos, Ciência de Mecanismos, Tribologia, Mecânica Computacional, Biomecânica e Projeto de Dispositivos Médicos e Ensino Superior.
É autor de cerca de meio milhar de publicações científicas, técnicas e pedagógicas e foi distinguido com várias dezenas de prémios científicos nacionais e internacionais. Esteve envolvido na organização de inúmeros encontros científicos nacionais e internacionais, e tem sido convidado para proferir palestras e avaliar projetos científicos para organismos internacionais. É membro da Centro de Investigação e Desenvolvimento em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS-UMinho), onde coordena o grupo de investigação em Sistemas e Aplicações Biomédicas. É, desde 2016, editor-chefe da revistaMechanism and Machine Theory, a mais prestigiada revista científica no domínio das máquinas e mecanismos. Preside atualmente a Sociedade Portuguesa de Biomecânica. Paulo Flores é ainda Diretor do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas e Coordenador da área focalEngineering Design and Advanced Manufacturing(EDAM-UMinho) no âmbito do programa MIT Portugal.
Fonte: Redação
(Pub. Nov/2017)