A Campanha decorrerá de15 novembro a 15 de dezembro,apelando à participação de todos (alunos, funcionários docentes e não docentes e pessoas externas) para que contribuam, oferendobrinquedosnovos e/ou usados em boas condições, sendo os locais de recolha, os Complexos Desportivos Universitários de Gualtar e Azurém e a Sociedade Martins Sarmento (centro de Guimarães).
Levada a cabo pelosServiços de Acção Social da Universidade do Minho(SASUM) em cooperação com aAssociação Académica da Universidade do Minho(AAUM), aAssociação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho(AAEUM), com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho e oSalusLive- Centro Terapêutico, a Campanha tem como objetivo sensibilizar para a doação de um brinquedo que já não precise ou oferta de brinquedos novos, para que todos possam participar e ajudar a levar a magia do Natal, não só acrianças carenciadas, mas também acrianças com necessidades especiais, que de outra forma não terão a alegria de receber um brinquedo nesta quadra tão especial.
Os Brinquedos Eletrónicos serão adaptados para oferta a crianças com necessidades especiais
OLaboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho vai dedicar uma semana à adaptação de brinquedos eletrónicos, de forma a que possam ser usados por crianças com necessidades especiais. Entre os dias 4 a 11 de dezembro, alunos e docentes vão pôr "mãos à obra" para conseguir adaptar o máximo de brinquedos, que serão posteriormente entregues a instituições que acolhem crianças especiais.
Apesar da adaptação ser diferente em cada brinquedo, do grau de complexidade ser maior ou menor, do tempo de demora poder variar de poucos minutos a algumas horas, estes factos não demovem os alunos e docentes, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa.
O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias.
Os restantes brinquedos recolhidos (não eletrónicos) serão entregues a instituições Minhotas que trabalham com crianças carenciadas.
Texto: Ana Coimbra
(Pub. Nov/2017)