default-header-news
Academia, 15.11.2017
OFERECE e faz uma criança feliz!
UMinho
É já amanhã, dia 15 de novembro, que se inicia a Campanha de Recolha de Brinquedos na Universidade do Minho "OFERECE e faz uma criança feliz!". Esta campanha, que tem já uma longa tradição na Academia irá contribuir, pelo terceiro ano consecutivo, com brinquedos eletrónicos para serem adaptados para crianças com necessidades especiais.

A Campanha decorrerá de15 novembro a 15 de dezembro,apelando à participação de todos (alunos, funcionários docentes e não docentes e pessoas externas) para que contribuam, oferendobrinquedosnovos e/ou usados em boas condições, sendo os locais de recolha, os Complexos Desportivos Universitários de Gualtar e Azurém e a Sociedade Martins Sarmento (centro de Guimarães).

Levada a cabo pelosServiços de Acção Social da Universidade do Minho(SASUM) em cooperação com aAssociação Académica da Universidade do Minho(AAUM), aAssociação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho(AAEUM), com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho e oSalusLive- Centro Terapêutico, a Campanha tem como objetivo sensibilizar para a doação de um brinquedo que já não precise ou oferta de brinquedos novos, para que todos possam participar e ajudar a levar a magia do Natal, não só acrianças carenciadas, mas também acrianças com necessidades especiais, que de outra forma não terão a alegria de receber um brinquedo nesta quadra tão especial.

Os Brinquedos Eletrónicos serão adaptados para oferta a crianças com necessidades especiais

OLaboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho vai dedicar uma semana à adaptação de brinquedos eletrónicos, de forma a que possam ser usados por crianças com necessidades especiais. Entre os dias 4 a 11 de dezembro, alunos e docentes vão pôr "mãos à obra" para conseguir adaptar o máximo de brinquedos, que serão posteriormente entregues a instituições que acolhem crianças especiais.

Apesar da adaptação ser diferente em cada brinquedo, do grau de complexidade ser maior ou menor, do tempo de demora poder variar de poucos minutos a algumas horas, estes factos não demovem os alunos e docentes, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa.

O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias.

Os restantes brinquedos recolhidos (não eletrónicos) serão entregues a instituições Minhotas que trabalham com crianças carenciadas.


Texto: Ana Coimbra

(Pub. Nov/2017)

Arquivo de 2017