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Academia, 21.11.2017
Avaliação e sucesso escolar estiveram em discussão na UMinho
UMinho
A Universidade do Minho acolheu nos passados dias 17 e 18 de novembro, o Congresso Internacional de Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar, o primeiro, ao qual se espera que venham a seguir-se outros, dada a importância do tema que teve foco central na criança.


Organizado pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC-UMinho), entre os oradores estiveram o secretário de Estado da Educação, João Costa, diretores de escola, professores e investigadores da área, da Universidade de Lisboa, da UMinho, da Universidade do Porto e da Portucalense, contando também com Walther Tessaro (Suíça), vice-presidente da Associação Europeia para o Desenvolvimento de Metodologias de Avaliação em Educação e Ana Margarida Penha, em comissão de serviço na Inspeção-Geral de Educação e Ciência.

Num tempo em que a avaliação tem vindo a assumir uma inegável centralidade nas políticas educativas e curriculares, urge refletir sobre os modos de avaliação e os seus efeitos na melhoria das aprendizagens e nos resultados escolares dos alunos. "(...) é fundamental conhecer as políticas de avaliação das aprendizagens dos estudantes e perceber as tendências e os desafios do panorama nacional e internacional", realça Maria Assunção Flores do CIEC.

Qual é o papel ou o contributo dos testes/provas/exames nacionais na avaliação e na aprendizagem dos alunos. Que conceções de avaliação e de aprendizagem estão subjacentes às políticas de avaliação das aprendizagens dos alunos. O que nos dizem os quadros normativos da avaliação no contexto internacional e português. Estas foram algumas das questões em discussão nos dois dias de congresso.

O congresso incluiu, também, a perspetiva dos alunos presentes no auditório. É "para eles e por eles que estamos aqui?, disse o representante do CIEC, Fernando Ilídio, realçando que este é o único em Portugal com foco específico na criança que, considerada segundo a Convenção dos Direitos da Criança, até aos 18 anos de idade. Este é um campo de estudos com a particularidade de trabalhar com equipas multidisciplinares, procurando "compreender o mundo através das crianças", as quais "têm estado muito ausentes da investigação". "Não se trata apenas de produzir investigação sobre as crianças, mas com as crianças", concluiu.

Nas palavras de Sandra Fernandes, representante do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense, este deverá ser "o primeiro congresso internacional de muitos", deixando desde logo o convite a que o próximo congresso seja realizado nas instalações da sua Universidade.

A abertura do congresso viria a ser marcada pela conferência inaugural a cabo de Auli Toom, especialista da Finlândia, país conhecido pelo sucesso do seu sistema de ensino. O congresso incluiu, ainda, workshops e a apresentação do livro «Avaliação das Aprendizagens e Sucesso Escolar - Perspetivas Internacionais», que deu mote ao encontro e pretende "contribuir para o debate nacional para esta temática".

Texto: Rute Rita Maia

Fotografia: Governo de Portugal

(Pub. Nov/2017)

Arquivo de 2017