A comemoração dos 21 anos da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho (EAUM) teve como momento central asessão comemorativa, a qual contoucom as intervenções da pró-reitora para a Internacionalização do Ensino, Carla Martins, e da presidente da EAUM, Maria Manuel Oliveira.
Maria Manuel Oliveira anunciou a abertura da nova licenciatura em Artes Visuais que iniciará no próximo ano letivo e conta já com acreditação, por seis anos da A3E's. Sendo a distância entre os campi de Couros e Azurém, ainda, um fator de distanciamento da comunidade estudantil, docente e não docente, prometendo continuar a luta para que os dois cursos (Design de Produto e futuramente, Artes Visuais) se sintam parte integrante da EAUM, apelidando a mesma de "Escola de Arquitetura, Arte e Design".
Carla Martins destacou, à semelhança da presidente da EAUM, a abertura da Licenciatura em Artes Visuais no próximo ano letivo, salientando, também, a importância do projeto de requalificação do centro da Vila das Taipas, feito em parceria com a Câmara Municipal. Carla Martins elogiou a crescente procura nos programas de mobilidade da Escola de Arquitetura, referindo, ainda, a importância que o Lab2PT exerce na comunidade regional.
Não podendo estar presente, o reitor António Cunha, deixou uma mensagem onde considerou "(...) um prazer o inconformismo da Escola de Arquitetura (...)", agradecendo por tudo o que a EAUM lhe tinha ensinado ao longo destes oito anos enquanto Reitor da UMinho.
No final, teve ainda lugar a apresentação da obra "77 Poemas Sobre Casas", da autoria da ex-aluna Carla Lage, e a aula inaugural "Systemic Design", proferida por Levi Girardi, que dirige o atelier "Questto|Nó", com polos em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Iorque, e que já conquistou alguns dos mais importantes prémios de design no mundo.
O programa de comemorações incluiu, também, a inauguração da exposição "One more time with feeling", de Stephan Mäder, cofundador do gabinete de arquitetura Mäder+Machler, em Zurique.
Texto: Luís Peixoto
(Pub. Nov/2017)