a570-sangue
Academia, 18.10.2017
Alunos da UMinho mostram espírito generoso e voluntarista em Dádiva de Sangue
Guimãres
Pretendia-se, nesta que foi a primeira Dádiva de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula do ano letivo 2017/18, desmistificar alguns receios e apelar ao espírito generoso e voluntarista próprio das novas gerações. Os alunos da UMinho acederam ao pedido e mostraram a sua enorme solidariedade ao contribuir para o excelente resultado de 219 Dadores Inscritos e 4 Recolhas de Sangue para Análise de Medula conseguido hoje no polo da Universidade do Minho em Guimarães.


A iniciativa, que teve como intuito a promoção da solidariedade junto da comunidade académica, teve como público-alvo, principalmente, os novos alunos. Transmitir os valores da solidariedade e ajuda ao próximo, mostrar que um gesto simples e generoso pode salvar muitas vidas foi o objetivo, uma mensagem apreendida pelos estudantes, que durante todo o dia de hoje exerceram o seu dever de cidadania, colocaram em ação a sua solidariedade e não deixaram passar a oportunidade de ?estender o braço? a favor da vida.

Decorrida entre as 09h00 e as 19h00, na Nave Central da Escola de Engenharia, contando ainda com uma unidade móvel de colheita que esteve na entrada do Campus, a campanha de Solidariedade foi promovida pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho e a Associação Académica da Universidade do Minho, em cooperação com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e o Centro de Histocompatibilidade da Região Norte, que mais uma vez lançaram o apelo a todos os que pudessem, para se juntarem à causa e fizessem desta campanha mais um sucesso.

Segundo Marta Campos, Vice-Presidente do Departamento Social da Associação Académica da Universidade do Minho, a ação "correu muito bem", justificando que "o número de dadores inscritos subiu relativamente à primeira colheita realizada no ano transato no campos de Azurém", o que era também um objetivo, pois "queremos sempre melhorar a cada ano" afirmou.

Para a responsável, o bom resultado conseguido hoje teve como grande contributo, a mudança da data da ação solidária, que no ano passado aconteceu logo em setembro, enquadrada no acolhimento aos novos alunos "esta alteração para mais tarde originou que os novos alunos, nesta altura, já estão mais envolvidos na Academia, já têm acesso a mais informação, já têm outros conhecimentos e amizades que os influenciou a participar nesta iniciativa", sublinhando que a Dádiva de Sangue realizada hoje "registou muitos participantes que fizeram a sua dádiva pela primeira vez".

Mais que os números atingidos, a importância destas Campanhas evidencia-se pelo impacto que tem junto dos jovens e dos novos dadores, uma vez que decorre no ambiente universitário, um espaço jovem, com uma grande maioria de pessoas aptas a poderem dar sangue, mais fáceis de sensibilizar e as quais iniciando a sua doação na universidade garantirão muito mais facilmente dadores para o futuro das dádivas em Portugal.

Para a semana, dia 24 de outubro, a iniciativa decorrerá no Campus de Gualtar.

Texto e Fotografia: Ana Coimbra


(Pub. Out/2017)

Arquivo de 2017