Para o diretor-geral da Essilor Portugal, o acordo "tem muita importância, permite (re)pensar o futuro". "A nossa missão é melhorar a vida e a visão das pessoas, por isso continuamos a dar as mãos ao mundo académico e a encontrar soluções em conjunto - é uma honra estar aqui", disse Gonçalo Barral, não duvidando que em 2025 este dossiê seja prolongado mais uma vez.
O reitor António M. Cunha elogiou este "aprofundamento de relações", que abrange todas as áreas de ação da UMinho - ensino, investigação e interação com a sociedade. "Orgulhamo-nos muito das nossas parcerias, em especial quando são com entidades de referência mundial", notou. O responsável frisou que este acordo permite "investir mais" nos espaços e no reforço de docentes na área disciplinar de Optometria e Ciências da Visão, associados ao Centro e ao Departamento de Física da Escola de Ciências da UMinho.
O diretor daquele Departamento elogiou a iniciativa. "Chega numa altura em que a Reitoria e a Escola de Ciências dão um impulso ainda mais decidido a esta área. O nosso grupo sente-se entusiasmado com os novos desafios, que permitem a expansão da capacidade instalada para assumir novos projetos", com propostas concretas na área da pós-graduação e da investigação nas áreas tecnológica e clínica, referiu José González-Meijome.
Este professor catedrático enalteceu ainda a aposta da Essilor em incentivar os alunos a prosseguirem os estudos neste ramo. A UMinho é a única instituição em Portugal e das poucas na Península Ibérica e na Europa a ter os três graus de ensino em Optometria (licenciatura, mestrado e doutoramento), além de formações a distância com alcance cada vez maior, como a capacitação de quadros de multinacionais da área.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601128 /25 /09
Email: gcii@reitoria.uminho.pt
Site: www.uminho.pt
(Pub. Set/2017)