tsbl7493b2017--2-
Academia, 21.09.2017
Reitor da UMinho despede-se com mensagem de esperança e incentivo ao conhecimento
UMinho
O Complexo Desportivo da UMinho em Gualtar foi de novo, o grande palco para a cerimónia de boas-vindas aos novos estudantes da Academia Minhota que este ano entraram na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Com início pelas 17h00, a sessão incluiu as intervenções do reitor António Cunha e do presidente da Associação Académica (AAUM), Bruno Alcaide, bem como testemunhos, vídeos e as atuações do Coro Académico da UMinho, da Tuna Universitária do Minho e dos Bomboémia.

Este ano foram exatamente 2721 os novos estudantes que entraram na UMinho, os quais preencheram 99,7% das vagas, tendo sobrado apenas 20 vagas para a segunda fase de candidaturas! Para além disso entraram mais cerca de 100 estudantes no curso de música e estudantes internacionais e mais 578 vindos de transferência e reingressos, perfazendo um total de cerca de 3400 novos estudantes. Para António Cunha, estes números evidenciam "que somos uma das três universidades mais atrativas a nível nacional (e a mais atrativa fora de Lisboa e Porto)".

Salientando que os novos estudantes são a garantia do "rejuvenescimento" da universidade, o Reitor mostrou-se orgulhoso na "qualidade" dos novos estudantes da Academia Minhota, destacando que

"Entre vós, 25 têm nota de entrada superior a 19 valores, 234 mais de 18 valores e 81% têm mais de 14 valores".  

A poucas semanas da eleição do novo Reitor da UMinho (a escolha do novo reitor está marcada para 24 de outubro de 2017), António Cunha fez o seu último discurso enquanto líder da academia minhota, e foi de forma emocionada que passou uma mensagem de esperança e estimulo ao conhecimento, garantindo que: "Aqui, fareis parte de um projeto em permanente construção; Aqui, tereis as condições para desenvolver o vosso potencial e, sobretudo, concretizar a vossa vontade de agarrar o futuro". Alertando que ser da UMinho é ser livre no pensamento: "Aqui, nenhum estudante, nenhum membro desta Academia, pode ser coagido a fazer o que não quer e deverá denunciar qualquer tentativa nesse sentido" disse. Realçando, ainda, que não devem ficar calados quando acharem que algo não está bem "não pactuem com a não qualidade" declarou.

António Cunha frisou também, que devem participar "ativamente" na vida universitária, nas atividades académicas, realizações culturais, desportivas e de solidariedade.


Já o Presidente da AAUM desafiou os estudantes a sonharem, a brilharem, a serem ousados, a enfrentarem os medos, e a aproveitarem cada centímetro de sorte. "Todos os dias a UMinho oferece-vos pequenas oportunidades. O vosso destino está, em última instância, determinado pela forma como reagem a estas oportunidades" afirmou. Alertando para que "Não joguem pelo seguro!".

Sobre o futuro, Bruno Alcaide relembrou-os que o facto de "Estarem aqui hoje, coloca-vos entre os melhores da vossa geração, o que é motivo de orgulho e de enorme responsabilidade", sublinhando que na UMinho terão a oportunidade de "crescer", em conhecimento, como futuros profissionais, mas sobretudo como pessoas e cidadãos responsáveis. O dirigente estudantil relembrou ainda que o percurso que iniciam agora deve ser "marcado" pela vivência académica, pela experiência do associativismo, pela participação no desporto universitário, no voluntariado, pela partilha da cultura académica.

Terminado apelou para que "defendam os vossos direitos e deveres", para "participem" ativamente na Academia, "envolvam-se nas mais diferentes atividades" e "façam desta etapa que começa agora, a melhor das vossas vidas".


Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Set/2017)

Arquivo de 2017