A sessão de abertura realiza-se no sábado, às 9h15, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com representantes da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, da Associação Nacional de Bioquímicos, da Associação Portuguesa de Estudantes de Bioquímica e da comissão organizadora do evento. Segue-se um debate dedicado à experimentação animal, reunindo cientistas que utilizam modelos animais no seu trabalho, nomeadamente Rute Moura, Sandra Costa, Fernanda Marques (todas do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho) e Marisa Sárria (Laboratório Internacional de Nanotecnologia), além de Nuno Franco (Universidade do Porto), que estuda o papel da ética e regulamentação neste âmbito.
Ao longo dos três dias serão abordados temas diversos, como o impacto do stress crónico na tomada de decisão, por Pedro Morgado, da Escola de Medicina da UMinho (dia 8, às 14h00), genética e doenças raras, por Manuela Grazina, da Universidade de Coimbra (dia 8, às 16h15), medicina legal e psicologia forense, por José Pinto da Costa, da Universidade do Porto (dia 9, às 11h30), e os contributos da bioquímica na melhoria dos alimentos, por Manuel Coimbra, da Universidade de Aveiro (dia 9, às 14h00), entre outros.
Qual é a relação entre o consumo de açúcar e a doença de Parkinson?
Na segunda-feira, dia 10, às
10h45, o cientista Tiago Outeiro, do Centro Médico da
Universidade de Gottingen (Alemanha), fala do papel da proteína
alfa-sinucleína na doença de Parkinson. Pelas 11h30, o ministro
Tiago Brandão Rodrigues intervém numa tertúlia informal que visa
a partilha de experiências e ideias com os participantes. O
evento encerra às 12h15 com os discursos do reitor António M.
Cunha, da presidente da Escola de Ciências, Margarida Casal, da
diretora da licenciatura em Bioquímica, Sílvia Lima, e do
coordenador da comissão organizadora, Vítor
Ferreira.
"Esta iniciativa pretende transmitir ciência e conhecimento aos seus participantes, bem como proporcionar períodos de discussão de ideais, cooperação e companheirismo, reforçando os laços de amizade entre as várias instituições do país", afirmaVítor Ferreira. Além de palestras, concurso fotográfico, visitas guiadas a laboratórios e momentos de convívio, o programa prevê a realização de 25 workshops que permitirão aos participantes aprender primeiros socorros, criar perfumes caseiros e modelar proteínas por homologia. Há mais informações em xenebioqorg.wixsite.com/xenebioq .
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail:gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2017)