ma--115-570
Academia, 18.04.2017
Melhores alunos das secundárias estiveram na UMinho
UMinho
Os melhores alunos das escolas secundárias dos distritos de Braga, Vila Real e Viana do Castelo foram "chamados" a conhecer a Universidade do Minho (UMinho) e passar três dias na Academia para uma formação especial, que incluiu aulas específicas e a integração em equipas internacionais de investigação.


Foram 200 alunos, do 11º e 12º anos, indicados pelas suas escolas como sendo os melhores entre os melhores, vindos de 55 escolas, os quais foram recebidos no primeiro dia pela Pró-reitora para a Internacionalização do Ensino, Carla Martins que lhe dando as boas-vindas, os relembrou que estavam na UMinho "graças ao vosso mérito", por serem os melhores foram indicados pelas suas escolas "merecendo assim passar os próximos três dias connosco, com as nossas escolas, com os nossos centros de investigação, nos nossos departamentos, contactando com os nossos professores, com investigadores e com os alunos da UMinho" disse. Desejando a esses alunos que a iniciativa seja "muito positiva e muito proveitosa para todos vós".

Traçando uma imagem descritiva da UMinho e caraterizando-a nos seus principais atributos, a Pró-reitora revelou aos participantes o que é a Academia minhota e no que podem usufruir dela caso a escolham como a instituição para prosseguirem os seus estudos superiores. Carla Martins terminou formulando dois desejos "que ao longo dos três dias se sintam em casa e no final levem convosco boas memórias e novas amizades", sendo o segundo desejo "que a vossa partida não signifique necessariamente um adeus, mas sim um até breve, de forma que já em setembro deste ano ou no próximo estejamos de novo juntos na cerimónia de acolhimentos dos novos alunos".

Assim, entre 5 e 7 de abril, estes 200 jovens foram repartidos segundo as suas áreas de eleição, pelas diferentes Escolas e Institutos da academia, incluindo o programa formações em arquitetura, ciências, direito, medicina, ciências sociais, enfermagem, economia e gestão, educação, engenharia, psicologia, letras e ciências humanas, tiveram aulas específicas e foram integrados em equipas internacionais de investigação.

A cerimónia de encerramento da nova experiência oferecida a estes jovens contou com a presença do Reitor, António Cunha que, para além de ter falado sobre a Academia e das suas mais-valias para o futuro académico e profissional dos futuros universitários, respondeu também a perguntas colocadas por estes, mas também pelos pais ou familiares que foram também convidados a marcar presença.

A iniciativa visa, sobretudo, aproximar a academia dos mais jovens, incentivando-os a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta, para além de sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta Universidade.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Abr/2017)

Arquivo de 2017