Este projeto visa criar espaços de formação e de apoio à integração de novas tecnologias na educação pré-escolar, com atividades ligadas à programação e à robótica. "Levamos robôs etabletspara jardins-de-infância de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu, no sentido de perceber de que forma as crianças estruturam e desenvolvem o seu raciocínio quando usam as tecnologias e destacar as potencialidades destas no seu processo de aprendizagem", afirma a pós-doutoranda do Instituto de Educação da UMinho.
As atividades de pensamento computacional, programação e robótica decorrem até ao final deste ano letivo. Entretanto já foram promovidas ações de formação para 150 profissionais ligados à área da educação. O próximo passo é levar o "Kids Media Lab" aos restantes agrupamentos escolares do país. "Os novos dispositivos e recursos tecnológicos podem contribuir para repensar e delinear atividades e conteúdos inovadores capazes de proporcionar experiências gratificantes e formas de brincar que potenciem a imaginação, a criatividade, a reflexão e o pensamento dos mais novos", defende a aveirense de 39 anos, que vê neste prémio "o reconhecimento do trabalho desenvolvido e um estímulo importante para continuar".
O estudo irá permitir, ainda, saber que tecnologias as crianças utilizam no seu dia-a-dia, potenciar o desenvolvimento de competências associadas à literacia digital, além de promover a criatividade e imaginação, através da representação simbólica associada à programação. No âmbito deste projeto, que termina em 2019, Maribel Miranda tem interagido com grupos de investigação daTufts Universitye do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA. O "Kids Media Lab" tem o sitewww.nonio.uminho.pt/kidsmedialab, conta com a supervisão do professor António Osório e é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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(Pub. Mar/2017)