marcelo--13--copy
Academia, 17.02.2017
Presidente da República no 43º aniversário da UMinho
UMinho
A Universidade do Minho comemora esta sexta-feira, dia 17, o seu 43.º aniversário, com uma cerimónia solene presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A sessão tem início às 10h00 no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.

O evento prevê as intervenções do reitor António M. Cunha, do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, do presidente do Conselho Geral, Álvaro Laborinho Lúcio, da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, sendo encerrado com o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia inclui ainda o tradicional cortejo académico,o momento Compromisso com a Sociedade, a entrega do Prémio de Mérito Científico, daMedalha da Universidade aos funcionários mais antigos, dos Prémios Escolares e das Cartas Doutorais. Os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado pela Camerata - Orquestra de Cordas do Departamento de Música da UMinho, sob a direção do maestro Rui Paulo Teixeira.

Biblioteca especializada em línguas e culturas orientais é inaugurada

O programa de comemorações prossegue às 15h00, com a inauguração da Biblioteca Fernão Mendes Pinto, por Fernanda Rolloe António M. Cunha, construída a partir de espólios doados pelo embaixador João de Deus Ramos, que estará presente no evento, o professorTimothy Wrighte o Hanban - Gabinete de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo. Este espaço dedicado às línguas e culturas orientais vai ocupar parte do quarto piso da Biblioteca Geral do campus de Gualtar. Neste âmbito está prevista a abertura da exposição "Fernão Mendes Pinto: Deslumbramentos do Olhar", patente até ao dia 3 de março. A mostra é cedida pelo Instituto Camões e retrata uma das obras mais conhecidas deste escritor do século XVI, "Peregrinação", que constitui o primeiro grande relato da exploração do Oriente pelos portugueses.

Debate entre líderes empresariais e colaboradores de várias gerações

Pelas 16h00 decorre o ciclo de tertúlias "2Share - Talentos Alumni", subordinado ao tema "Quem és, de onde vens, para onde vais?". Esta primeira edição junta, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, a diretora do Paço dos Duques de Bragança, Isabel Fernandes, o CEO da tecnológica F3M, Pedro Fraga, e o reitor António M. Cunha.Destaca-se ainda, a partir das 18h30, na Reitoria, a III Conferência Alumni para ex-alunos da academia minhota. Sob o mote "Mind the Gap", o evento promoverá o debate entre líderes empresariais e colaboradores de diferentes gerações, colocando frente-a-frente os responsáveis Jorge Marrão (Deloitte) e Luís Portela (Bial) e os respetivos funcionários Pedro Brás da Silva e Nuno Pires, ambos formados na UMinho, sob moderação de Álvaro Laborinho Lúcio. Esta iniciativa inclui um concerto da fadista Cristina Branco, um cocktail  de boas-vindas e um jantar de convívio com mais de 150 profissionais com percursos de relevo.

Concertos comemorativos em Guimarães e Braga

O programa de comemorações integra também um concerto especial com a obra "Sinfonia n.º 2, Da Ressurreição", do compositor austríaco Gustav Mahler. Sobem ao palco a Orquestra da UMinho, o Coro de Alunos da Licenciatura em Música da mesma instituição, o Coro do Conservatório Superior de Música de Vigo e o Coro Sinfónico Inês de Castro, acompanhados pelas solistas Cristiana Oliveira (soprano) e Patrícia Quinta (mezzo-soprano). A direção está a cargo do maestro Claude Villaret.Os espetáculos realizam-se esta quarta-feira, dia 15, às 22h00, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e no dia seguinte, às 21h30, no Theatro Circo, em Braga.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho