default-header-news
Academia, 20.02.2017
Paulo Flores eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica
UMinho
Paulo Flores, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi eleito Presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) para o próximo biénio. A Sociedade Portuguesa de Biomecânica, fundada em 1989, tem como objetivos centrais promover, divulgar e desenvolver a investigação em Portugal na área da Biomecânica.


A eleição aconteceu no 7º Congresso Nacional de Biomecânica (CNB2017), que decorreu no Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, em Guimarães, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2017. Esta é a primeira vez que um professor da Universidade do Minho assume o cargo. Esta eleição representa o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido no âmbito da Biomecânica. É um cargo de elevada responsabilidade e exigência, pelo que irá contribuir, com certeza, para a projeção da UMinho.

A direção agora eleita pretende, por um lado, consolidar os projetos e iniciativas anteriormente levadas a cabo e, por outro, dar continuidade à promoção de ações e realizações em prol da comunidade da Biomecânica. A SPB tem de ser um espaço privilegiado, universal e de referência no que respeita à intervenção e representação das comunidades científicas e académicas, bem como da sociedade civil, empresarial e outras associações congéneres nacionais e internacionais. Com efeito, a visão estratégica do programa de ação para o próximo biénio assenta em cinco pilares fundamentais que suportam a renovação, a afirmação e a projeção da sociedade, designadamente: (i ) ligação próxima com os seus membros, (ii ) promoção de iniciativas de e para estudantes e jovens investigadores, (iii ) intercâmbio com comunidades relacionadas, em particular de áreas médicas, (iv ) interação com o tecido empresarial e (v ) consolidação do carácter internacional da Sociedade Portuguesa de Biomecânica.

Paulo Flores é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho. Licenciou-se, Doutorou-se e Agregou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho em 1997, 2005 e 2011, respetivamente. Em 2009 e 2012, realizou dois pós-doutoramentos no Swiss Federal Institute of Technology , ETH-Zurich (Suiça) e na The University of Arizona , Arizona (EUA). Esteve envolvido em organizações de encontros científicos nacionais e internacionais, e tem sido convidado para proferir palestras e avaliar projetos científicos para agências nacionais e internacionais. Paulo Flores foi distinguido com várias dezenas de prémios científicos. É autor e coautor de várias centenas de publicações científicas, técnicas e pedagógicas. Atualmente, desenvolve as suas atividades científico-pedagógicas no Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho e no centro de investigação e desenvolvimento em Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS), onde coordena o grupo de investigação em Sistemas e Aplicações Biomédicas. O centro tem classificação de Excelente. É, desde 2016, editor-chefe da revista Mechanism and Machine Theory , a mais prestigiada revista científica no domínio das máquinas e mecanismos.

Fonte: Redacção

(Pub. Fev/2017)

Arquivo de 2017