alumni570medicina
Academia, 01.02.2017
Marina Gonçalves é a nova presidente dos Alumni Medicina
UMinho
O Núcleo de Antigos Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (Alumni Medicina) tem nova presidente. Marina Gonçalves tomou posse no passado dia 27 de janeiro, sucedendo a Vítor Hugo Pereira, tendo ainda sido dada posse aos novos órgãos sociais para o biénio 2017/18.


A pequena sede dos antigos estudantes de Medicina reuniu à mesa Vítor Hugo Pereira (Presidente cessante), a Professora Cecília Leão (Presidente da Escola de Medicina) e Marina Gonçalves (Presidente eleita).

A cerimónia preludiou com o discurso comovido do presidente cessante, Vítor Hugo Pereira, que asseverou a conservação do legado da presidência anterior e o cumprimento das metas estabelecidas para o biénio 2015/16. O Fundo de Emergência Social mereceu especial destaque no seu discurso de balanço das atividades, uma iniciativa orientada para o apoio aos atuais estudantes em situação de dificuldade económica. Os cursos de pós-gradução, pensados para satisfazer as necessidades formativas dos associados, também mereceram evidência, sublinhando a importância da contínua formação dos médicos.

A cerimónia prosseguiu com a assinatura do termo de posse por cada um dos membros dos diferentes órgãos que constituem o Alumni Medicina.

Marina Gonçalves, graduada pela UMinho em 2008, sucede, assim, a Vítor Hugo Pereira e Pedro Morgado, tornando-se na terceira presidente dos Alumni Medicina. No seu discurso de tomada de posse, a nova presidente agradeceu às direções anteriores, "sem as quais o Alumni Medicina não evoluiria". Consciente das exigências do novo cargo, a médica especialista em Medicina Geral e Familiar reafirma a importância do Fundo de Apoio Social, da acreditação dos cursos e formações contínuas e da dinamização de atividades culturais. Comprometendo-se a "continuar e melhorar o que até então foi feito bem" pelos antigos órgãos do Alumni Medicina, sublinhando o propósito de precipitar a simbiose entre os estudantes e profissionais de medicina e toda a comunidade: "é necessário passar os muros da escola, ir de encontro à comunidade" disse.

Raquel Dias, interna de Imunohemoterapia e graduada em 2013 sucedeu a Marta Achando, e Isaac Braga, especialista em Urologia e graduado em 2008 substituiu Daniela Freitas, tomando posse como presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, respetivamente.

O desfecho da cerimónia fez-se com o discurso afetivo e acolhedor da Professora Cecília Leão, que frisou o contributo do Alumni Medicina, ou "obra dos alunos de Medicina", como chama, para a melhoria da Saúde. Relembrando os 10 anos da Escola de Medicina, preveniu para a importância da formação contínua e permanente dos médicos nas várias vertentes, relevando que o "trabalho sóbrio e humilde" são fatores determinantes para um percurso de glória e que o caminho se faz em união. Premissas e valores sobre os quais assenta o Núcleo de Antigos Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, abreviadamente designada por Alumni Medicina, desde a sua fundação, em 2007.

Texto e Fotografia: Luciana Braga

(Pub. Fev/2017)

Arquivo de 2017