default-header-news
Academia, 24.02.2017
Contrato do Discoveries Centre assinado em Bruxelas
Bruxelas
Acaba de ser assinado o contrato do The Discoveries Centre - Centro de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, consórcio liderado pela Universidade do Minho que junta mais cinco academias de Portugal e do Reino Unido. A cerimónia solene teve lugar em Bruxelas, na Bélgica.


A sessão contou com a presença de Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e coordenador do projeto, Robert-Jan Smits, diretor-geral para a Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Jonathan Knowles, da University College London (UCL), David Pina, da Research Executive Agency , Eduardo Maldonado, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), António Jacinto, da Universidade Nova de Lisboa, José Fernando Mendes, da Universidade de Aveiro, e João Relvas, da Universidade do Porto.

O The Discoveries Centre foi um dos dez projetos aprovados entre as 170 candidaturas ao programaTeaming , obtendo assim 15 milhões de euros de financiamento direto da Comissão Europeia. Tem ainda apoio da FCT e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR) do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. Prevê-se que o investimento total na instalação do novo centro nos próximos sete anos se aproxime dos 100 milhões de euros, acrescidos das verbas próprias conseguidas em concursos e contratos pelos investigadores afetos ao novo centro.


Este centro de investigação de excelência pretende focar-se em investigação multidisciplinar, traduzida em métodos inovadores para serem aplicados na prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares. Resulta de uma parceria entre cinco universidades portuguesas - Minho, Porto, Aveiro, Lisboa, Nova de Lisboa - e a UCL, do Reino Unido, líder mundial em ciências e tecnologias da saúde. Terá sede no Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia das Caldas das Taipas, em Guimarães, campi no Porto, Aveiro, Lisboa e um campus de suporte no centro de Londres. O The Discoveries Centre poderá dar origem ao maior e mais produtivo centro de investigação baseado em Portugal e ter condições únicas para atrair talento científico internacional.


A UMinho é a única universidade que coordena projetos em todos os instrumentos do programa Widening da CE. Através do seu Grupo 3B's, lidera um projeto Teaming, dois Twinning e um ERA-Chair, num total a rondar os 20 milhões de euros. A par disso, a UMinho tem três bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC), sendo uma Avançada e duas Consolidadas, que somam os 6.5 milhões de euros.


Fonte: Redação


(Pub. Fev/2017)

Arquivo de 2017