Com o objetivo de permitir compatibilizar a formação e o desempenho profissional, o curso decorre de fevereiro a julho em regime semi-presencial, com aulasonlinee aulas presenciais no Porto e em Vigo, estas ao fim de semana. O programa de 600 horas aborda a responsabilidade social das empresas em todos os domínios do seu desenvolvimento, nomeadamente no âmbito da sustentabilidade ambiental, da comunicação empresarial e criação da reputação corporativa, das novas normativas, do desenho e implantação de planos estratégicos e de responsabilidade social, da gestão operativa da ética dos negócios, da gestão estratégica da responsabilidade social corporativa e da internacionalização.
A formação conta com especialistas das cinco universidades envolvidas e executivos de empresas que irão expor as estratégias de desenvolvimento da responsabilidade social nas suas instituições. É destinado a empresários e profissionais interessados em informar-se e especializar-se num domínio de crescente importância, considerando a vantagem mútua da articulação entre empresas e sociedade. A entrada em vigor em 2017 de normativas europeias neste âmbito levará as empresas a aplicarem as metodologias, os procedimentos e os processos de responsabilidade social nas suas estratégias.
A cultura da responsabilidade social nas empresas, nas instituições ou nos organismos "é fundamental na atualidade", tendo em conta a importância cada vez maior da sustentabilidade, da educação, da formação e investigação, da transparência, da gestão responsável dos recursos humanos e do fomento do emprego, do consumo responsável e do respeito pelo meio ambiente. "Este compromisso social é uma questão transversal que nos afeta a todos como sociedade", afirmam os promotores. Mais informações sobre o curso estão disponíveis emwww.fceer.org.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail:gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jan/2017)