OsSASUM passaram novamente por um processo de auditoria externa em todas as unidades da estrutura após a qual viram renovada a dupla certificação ISO 22000:2005 e a ISO 9001:2008 com distinção!
Realizada pelaAPCER(Associação Portuguesa de Certificação), aauditoria externa teve como intuito a renovação dos sistemas de qualidade implementados nestes Serviços, o que aconteceuao cabo de quase uma semana de auditoria. O Administrador dos SASUM, Carlos Silva mostrou-se satisfeito referindo que "foram validados os resultados de auditoriasa todas as unidades desta estrutura, mantendo os SASUM a sua dupla certificação, facto que muito nos orgulha".O responsável fez ainda questão dedar os parabéns a todos os colaboradores pelos resultados alcançados, agradecendo a todos "o empenho durante a auditoria".
Segundo o Administrador, estes resultados vieram comprovar "que os nossos processos estão de acordo com as normas e referenciais ISO e que não existem desvios em relação às normas internacionais", os quais só se conseguem "envolvendo toda a sua estrutura de trabalhadores e colaboradores em prol dos objetivos comuns de satisfação dos seus clientes/utentes". Algo que assume não ser fácil pois "obriga a um acampamento constante das suas atividades e seus indicadores, mas o resultado é algo que nos orgulha" disse.
Fazendo um balanço "muito positivo", para Carlos Silva esta renovação da certificação acaba por ser "o reconhecimento claro do trabalho realizado nos últimos anos" sublinhando ainda que sendo um reconhecimento externo à organização "é o sinal claro que o rumo de excelência que estes Serviços seguiram é adequado à nossa missão".
A implementação de
um referencial como a ISO 9001:2008 em todas as valências, assim
como, e em simultâneo, a ISO 22000:2005 em todas as unidades
alimentares afetas aos SASUM, tem sido segundo o responsável
"benéfica", não só para os Serviços mas também para a população
que deles usufrui "é um processo de construção participado com os
nossos clientes/utentes que nos ajudam atingir e a manter estes
referenciais com as suas sugestões de melhoria que permitem
corrigir trajetórias de gestão em seu benefício"
afirmou.
Desta forma, Carlos Silva agradece a toda a sua equipa "peloesforço e dedicação que colocam todos os dias neste projeto, assim como, a toda a comunidade académica, pelas constantes interações com os nossos serviços através das inúmeras comunicações que nos fazem chegar, ajudando-nos a trabalhar no sentido da melhoria contínua da nossa organização".
Texto: Ana Marques
(Pub. Jan/2017)