uipm9543ac
Academia, 15.12.2016
Bruno Alcaide reconduzido Presidente da AAUMinho
UMinho
Bruno Alcaide, líder da lista A venceu pela segunda vez consecutiva as eleições para a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) com 59,79% dos votos, conseguindo um total de 2627 votos. O futuro advogado foi assim reconduzido como representante máximo dos estudantes minhotos, direção que tomará posse para mais um mandato.


Com três listas na corrida à direção da AAUMinho, na segunda posição, com 35,48% dos votos ficou a lista B de Diogo Cunha que conseguiu 1559 votos e em terceiro lugar ficou a lista C de Ana Ramôa com 4,73% dos votos, a qual obteve um total de 208 votos.

Esta foi a noite eleitoral mais longa de que há memória, os resultados só foram conhecidos já passava das 5 da manhã, isto também, porque foi a eleição que registou a maior afluência de sempre às urnas.

Com um total de 18086 inscritos, nestas eleições votaram 4631 estudantes, apesar de poucos face à população total, estas eleições foram as mais concorridas, ainda assim, a abstenção conseguiu um resultado de 74,39, mas bem menor que os 85% do ano passado.

No final da longa noite, o Presidente reconduzido fez um "balanço positivo" de todo o processo eleitoral, referindo que "foi o culminar de um período de Campanha que trouxe à discussão os aspetos melhores e piores do mandato anterior", sublinhando que foi para esta eleição "com a certeza que merecíamos o voto de cada um deles e isso expressou-se nesta votação". Visivelmente satisfeito, Bruno Alcaide referiu ainda que, são prioridades para o novo mandato "continuar a defender aqueles que são os direitos e os interesses dos estudantes", destacando que para o ano a AAUMinho faz 40 anos "uma data marcante"que a Associação vai querer assinalar da melhor forma.

Diogo Cunha destacou principalmente nestas eleições, a redução na abstenção, que segundo este foi "uma vitória pelo trabalho desenvolvido nos últimos meses", uma Campanha que teve três listas na corrida e que originou o envolvimento dos estudantes. Para o candidato que ficou em 2º lugar, o seu trabalho não acaba aqui e irá acompanhar o trabalho que será feito pela direção eleita. 

Rui Abrunhosa da lista D, foi o presidente eleito para a Mesa da RGA com 51,82% dos votos, em segundo ficou a lista E com 41,65% e na terceira posição a lista F com 6,53% dos votos.

Para o Conselho Fiscal e Jurisdicional, o presidente eleito foi António Moreira da lista G com 51,16% (5 eleitos), a lista H obteve 42, 74% dos votos (4 eleitos) e a lista O obteve 6,11% (0 eleitos).

Os novos órgãos sociais da AAUM vão tomar posse em janeiro de 2017, no Salão Medieval da Reitoria, no Largo do Passo, em Braga.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Dez/2016)

Arquivo de 2016