direito--1-570tyrhs
Academia, 21.12.2016
23º Aniversário da Escola de Direito comemorado com Exposição
UMinho
A Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) comemorou o seu aniversário de uma forma diferente este ano, sem grandes discursos nem protocolos, o foco central desta comemoração foi a inauguração da exposição do Fundo Documental Dr. Francisco Salgado Zenha, uma velha aspiração da Escola que viu concluído o tratamento deste Fundo.


O átrio da Escola foi o local escolhido para receber a exposição do Fundo Documental Dr. Francisco Salgado Zenha, a qual estará patente até 30 de janeiro de 2017. A inauguração da exposição realizou-se assim no âmbito das comemorações do aniversário da Escola, a qual contou com a presença da presidente, Clara Calheiros, funcionários da Escola entre outros convidados.

A celebração dos 23 anos da EDUM foi feita este ano de uma forma ?especial? começou por dizer Clara Calheiros, uma comemoração simbólica que para além do aniversário pretendeu também comemorar o final de um processo e o cumprir de ?uma velha aspiração que foi o tratamento do Fundo Documental Dr. Francisco Salgado Zenha? afirmou a presidente.

No final dos anos 90 foi oferecido à EDUM, pela família do Dr. Salgado Zenha a sua biblioteca pessoal e outros documentos que integravam o seu arquivo pessoal enquanto advogado e politico. O tratamento aos livros foi feito e foi inaugurada a biblioteca Salgado Zenha (1998). Em 2015 foi colocada à disposição do público nas novas instalações da biblioteca de Direito, tendo sido prometido aos responsáveis da EDUM apoio para tratamento do Fundo Documental Dr. Francisco Salgado Zenha.

O sonho cumpriu-se e o Fundo sofreu o tratamento esperado, estando patentes alguns exemplares na exposição que pode agora ser visitada no átrio da Escola. Em janeiro, e desta vez com a presença do Dr. Jorge Sampaio, será levado a cabo mais um momento evocativo ao Dr. Francisco Salgado Zenha.

"Não posso esquecer que hoje é efetivamente o dia do nosso aniversário" referiu Clara Calheiros. E, em dia de aniversário faz-se um balanço e pedem-se desejos e a presidente não fugiu à regra dizendo que "antes de pedir o que quer que seja, temos de agradecer o que recebemos em 2016", um ano que segundo a mesma "foi generoso para a Escola, não só porque conseguimos completar este projeto do fundo documental, mas também porque decorreu o arranque de um projeto educativo novo que há muito tempo pretendíamos que avançasse, que era a licenciatura em criminologia, e isso encheu-nos efetivamente de alegria. Este ano arrancou pela primeira vez o curso de doutoramento com uma componente curricular, mais um elemento que veio reforçar aquilo que é a atividade educativa da Escola." A Presidente contou ainda que, olham para o ano de 2017 com alguma expectativa e que há alguns presentes que gostariam de receber, um dos quais tem a ver com uma promessa do Ministro de Ensino Superior para apoio na renovação do corpo docente "esperamos que 2017 venha a permitir essa renovação também aqui na Escola de Direito" disse. Para a responsável, 2017 será um ano marcante em termos de investigação com a avaliação pela FCT dos centros de investigação "também aí gostaríamos de ver a investigação da Escola ser melhor reconhecida e ter os resultados que merecemos" afirmou.

No final, Clara Calheiros cortou o bolo do 23º aniversário e convidou todos para uma visita à exposição.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves

(Pub. Dez/2016)

Arquivo de 2016