A iniciativa,
promovida pelos Serviços de Acção Social da Universidade do
Minho,
botnroll.com
, SALUSLIVE, Sociedade Martins Sarmento e o Grupo
de Robótica da Universidade do Minho e que já tem as suas raízes
em 2006, volta a embeber o espírito natalício e coloca mais uma
vez em ação a Campanha de Recolha de Brinquedos, novos ou usados,
que está a decorrer entre os dias 14 de novembro e 18 de
dezembro, sendo que os brinquedos eletrónicos recolhidos serão
adaptados para poderem ser usados por crianças com necessidades
especiais.
A adaptação dos brinquedos eletrónicos decorrerá no laboratório de robótica da Universidade do Minho entre os dias 12 a 16 de dezembro. A título excecional, no dia 14 de dezembro a adaptação dos brinquedos decorrerá na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, num dia aberto ao público, para que a comunidade local possa visitar os trabalhos de adaptação realizados nestes brinquedos.
As adaptações são realizadas por alunos e docentes do Departamento de Eletrónica Industrial, e os brinquedos serão posteriormente entregues em instituições que acolhem crianças especiais, em várias cidades do Minho.
Apesar da adaptação ser diferente em cada brinquedo, do grau de complexidade ser maior ou menor, do tempo de demora poder variar de poucos minutos a algumas horas, estes factos não demovem os alunos e docentes, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa.
O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias.
Os restantes brinquedos recolhidos (não eletrónicos) serão entregues a instituições Minhotas que trabalham com crianças carenciadas.
Fonte: redacção
(Pub. Nov/2016)