default-header-news
Academia, 07.11.2016
Secretária de Estado do Ensino Superior nos 40 anos do Instituto de Ciências Sociais da UMinho
UMinho
O Instituto de Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho celebra o 40º aniversário esta segunda-feira, dia 7, às 15h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. A sessão solene abre com as intervenções da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, do reitor António M. Cunha e da presidente do ICS, Helena Sousa. A entrada é livre.


Após a entrega das cartas de curso e de prémios de mérito aos alunos do ICS, há uma conferência subordinada ao tema "The Convivialization of Science: the Key Challenge for Academic Institution", com Cees Hamelink, professor emérito da Universidade de Amesterdão (Holanda). Pelas 17h00 decorreo espumante de honra, que reúne estudantes, professores, investigadores, funcionários e personalidades da região.

Cees Hamelink é presidente da Federação Holandesa dos Direitos Humanos, assessor especial das Nações Unidas para a Sociedade da Informação e autor de inúmeras publicações sobre direitos humanos, comunicação, cultura e tecnologia. Já presidiu àAssociação Internacional para a Investigação dos Media e Comunicação, foi consultor de organizações intergovernamentais e orador em mais de 40 países.

Debate sobre o futuro das Ciências Sociais

As comemorações prosseguem na terça-feira, às 10h00, na sala de atos do ICS, com a mesa redonda
"Horizontes para as Ciências Sociais: Políticas e Transversalidades". Junta os especialistas Fernand
a Ribeiro e José Azevedo (ambos da Universidade do Porto), João Ferrão (Universidade de Lisboa) e José Neves (Universidade Nova de Lisboa).


"Ao longo destes 40 anos, o ICS construiu um caminho sólido enquanto escola multidisciplinar, fortemente marcada por princípios humanistas, plurais e democratas. O Instituto tem uma longa tradição de articulação entre o ensino, a investigação e a sociedade civil. O compromisso com o desenvolvimento social nas mais diversas vertentes é uma marca muito forte do nosso trabalho. Estamos ao serviço, somos uma escola solidária e com vontade de continuar a contribuir generosamente para o bem comum", realça a presidente Helena Sousa.

O ICS é uma das maiores unidades orgânicas da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). Integra 76 docentes, 14 funcionários, 715 estudantes de graduação e 608 de pós-graduação, que se distribuem por cinco licenciaturas, nove mestrados e sete doutoramentos. Possui os departamentos de Ciências da Comunicação, Geografia, História e Sociologia, além de cinco centros de investigação: o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, os polos do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia e o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), o qual tem parceria com a Escola da Arquitetura da academia minhota. Tem o sitewww.ics.uminho.pt.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail:gcii@reitoria.uminho.pt

Arquivo de 2016