default-header-news
Academia, 14.11.2016
Lions Clube de Braga assinala dia Mundial da Diabetes com várias iniciativas
Braga
O Lions Clube de Braga (LCB) em parceria com Câmara Municipal de Braga, Hospital de Braga, Associação Portuguesa de Pedologia, Associação de diabéticos do Minho e a Braga a Correr vão promover várias iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Diabetes em Braga.

O Dia Mundial da Diabetes comemora-se a14 de novembro, data em que estão programadas várias atividades em diferentes locais da cidade, comoações de educaçãoesensibilização,atividades físicaserastreios, pretendendo chamar a atenção de todos para aproblemática da Diabetese alertar para os fatores de risco associados uma doença que afeta vários milhões de pessoas em todo o mundo.

Nesse sentido, oHospital de Bragaserá palco, durante todo o dia, de umaação de educação e sensibilizaçãopara a diabetes levada a cabo pelo serviço de endocrinologia e associação portuguesa de podologia, bem como da atividade "Mexe-te pela Diabetes" - em que os utentes e colaboradores serão incentivados a fazer quilómetros para vencer a diabetes (por cada km percorrido será doado 1€ para a Associação dos diabéticos do Minho) e para isso serão disponibilizadas, entre as10h00e as16h00, duas bicicletas e uma passadeira.

NoCentro da cidade de Braga, junto à Arcada, serão promovidosrastreios, bem como uma "Caminhada pela Diabetes" com um percurso de 7 quilómetros, que tem início marcado para as20h00.

O Dia Mundial da Diabetes foi instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo e adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome expressivo "Unidos pela Diabetes" em 2006.

Tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu. As ações desenvolvidas neste dia, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção para a diabetes, que na maioria dos casos está ligada a fatores comportamentais e estilos de vida, e é, portanto, passível de prevenção.

?É importante mudar o paradigma da incidência desta doença em Portugal e essa mudança tem de passar pela sensibilização, mas também pela promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente a prática de exercício físico?, explica Manuel Portela, Presidente da Associação Portuguesa de Podologia e Assessor para a Diabetes do Lions. "Em Portugal a Diabetes Mellitus atinge mais de 13% da população e é considerada a epidemia do século XXI com graves repercussões na qualidade de vida e com implicações sérias na morbilidade e mortalidade populacional", conclui.

Estima-se que, atualmente, a população mundial com diabetes ronde as 382 milhões de pessoas e que, em 2035, este número aumente para 471 milhões. Cerca de 80% desses doentes com Diabetes Mellitus vivem em países em desenvolvimento onde a epidemia tem maior intensidade, com crescente proporção de pessoas afetadas em grupos etários mais jovens.

O Lions Clube de Braga é uma associação voltada para serviços humanitários, para o serviço à comunidade a que pertence, na realização de projetos essenciais de serviço humanitário.  Sendo a sua principal missão "Servir" através de ações de solidariedade, educação e sensibilização para os problemas da sociedade, sendo esta atividade mais um bom exemplo disso mesmo.

Fonte: Lions


(Pub. Nov/2016)

Arquivo de 2016