umdicas-ng-16medicina--1-dd
Academia, 12.10.2016
ECS altera designação para Escola de Medicina
UMinho
O 16º aniversário da Escola de Ciências da Saúde (ECS) fica marcado pela alteração da designação do seu nome para Escola de Medicina, o anúncio público foi feito pela presidente de Escola, Cecília Leão durante a sua intervenção, sucedendo-se posteriormente o descerrar, pelo Reitor da UMinho, do painel evocativo à mudança.


O evento comemorativo do 16º aniversário decorreu dia 10 de outubro, o qual ficará para a história como a data em que a ECS passou a Escola de Medicina, a cerimónia contou com as presenças doscerca de 130 médicos formados em 2016, bem como do reitor António Cunha, da presidente de escola, Cecília Leão, equipa reitoral, presidentes de Escola, autoridades académicas e civis, entre outros.

Sobre a mudança de designação, o Reitor revelou que esta já faz parte dos novos Estatutos da UMinho, os quais foram neste mesmo dia homologados pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, concluindo tambémo processo de transferência da UMinho para o Regime de Fundação Pública de Direito Privado.

Segundo Cecília Leão, a alteração da ECS para Escola de Medicina foi o resultado de um processo de autorreflexão entre todos os corpos da Escola, uma mudança que para a mesma é "uma marca identitária com a qual melhor nos identificamos".

Sobre a sua Escola, a presidente sublinhou que esta não compete com ninguém a não ser consigo própria e com uma cultura assumida e assimilada de exigência e rigor e de prestação de contas, uma Escola que identifica como "uma Escola Médica de qualidade, com prestígio nacional e internacional, com centralidade na investigação, reconhecida e certificada internacionalmente".

Dirigindo-se aos recém-graduados, frisou "sejam bons médicos e médicos bons", afirmando que "partam com a certeza que nesta Escola estaremos sempre de portas abertas para vos receber".

O reitor felicitou todos os que fazem parte da Escola, referindo-se a ela como "um projeto de grande qualidadenacional e internacional, de referência no ensinoe investigaçãoem ciências médicas".

Reiterando o anúncio feito por Cecília Leão de que a ECS teria agora uma nova designação, António Cunha disse que "Amudança é uma conformação da Escola com aquilo que ela é", sublinhando ainda que, "em termos internacionais, é a designação usada".

O Reitor terminou afirmando que "Estamos certos que o futuro vai passar por aqui e que seremos seus protagonistas, um futuro de afirmação da UMinho nesta sua agora Escola de Medicina".

Um dos momentos altos da cerimónia acabou por ser a intervenção do professor João Cerqueira que se dirigiu essencialmente aos novos graduados, num excelente discurso que não deixou ninguém indiferente.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves    

(Pub. Out/2016)

Arquivo de 2016