umdicas-ng-nobel2016--11-sasd
Academia, 14.09.2016
UMinho recebeu Nobel da Física
UMinho
Foi no passado dia 9 de setembro, no campus de Gualtar, que a Universidade do Minho recebeu a visita do Nobel da Física, Arthur McDonald, englobada na 20ª Conferência Nacional de Física e no 26º Encontro Ibérico para o Ensino da Física.


Perante um auditório quase lotado, a sessão de abertura deste importante evento contou com a presença de Alexandre Quintanilha, presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, Hélder Pais, em representação do diretor-geral de Educação do Ministério da Educação, Maria Conceição Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Física, além de António Cunha, reitor da UMinho, Nuno Peres, vice-presidente da Escola de Ciências, José Carmelo, em representação do Departamento de Física, e Bernardo Almeida, da comissão organizadora do evento.

Após estas intervenções, seguiu-se então a palestra do Nobel, Arthur McDonald, que falou das oscilações do neutrino (a segunda partícula mais abundante do universo) e de mais alguns temas relacionados com esta temática.

Após o término da sua intervenção, o Professor da Universidade de Queens declarou à AAUM Tv sentir-se "lisonjeado por ver tantos jovens no público, particularmente alunos do ensino secundário", elogiando ainda a forma como em Portugal se está a conseguir envolver na ciência os alunos do secundário.

Arthur McDonald prosseguiu dando destaque ao "importante papel que os cientistas portugueses tiveram no seu sucesso na conquista do Nobel" e deixou votos que isso "sirva de inspiração para os jovens portugueses, para que estes percebam que a ciência pode ser divertida e que podem fazer coisas muito importantes" através desta.

Para Bernardo Almeida, membro da Comissão Organizadora, a presença do Professor McDonald ?é muito significativa para a Universidade do Minho e demonstra como esta está bem relacionada quer a nível nacional, quer a nível internacional, com as instituições que fazem investigação de ponta a nível mundial?.

O programa de três dias contou ainda com mais de 150 comunicações, distribuídas por uma dezena de painéis dedicados à física médica, à física das partículas, à astronomia, à matéria condensada, à ótica, aos coloides e fluídos, entre outros. Houve também oficinas pedagógicas, dirigidas a professores do ensino secundário, com atividades experimentais, simulações e ações a promover em contexto de aula.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Set/2016)

Arquivo de 2016