china---nobel--1-
Academia, 13.09.2016
Presidente da Academia Chinesa de Ciências visita UMinho
UMinho
Uma comitiva da Academia Chinesa de Ciências visitou a Universidade do Minho com vista a estreitar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre as duas entidades. O programa iniciou a 8 de setembro, com as boas-vindas na Reitoria, prosseguindo no dia seguinte com várias reuniões no Instituto para a Biossustentabilidade (IB-S), no campus de Gualtar, apresentando-se as conclusões dos trabalhos às 12h00.

A comitiva foi liderada pelo presidente da Academia Chinesa de Ciências, Bai Chunli, contando ainda com o diretor-geral do Bureau of International Cooperation, Jinghua Cao, o diretor de programas daquela entidade, Xiaofeng Lu, o engenheiro-chefe do Micro Satellite Innovation Research Institute, Shufan Wu, e o responsável do National Center for Nanoscience and Technology, Xiaohui Qiu.

A importância da iniciativa foi também visível pela presença do presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão e da diretora para as Relações Internacionais da FCT, Ana Quartin. A UMinho esteve representada pelo reitor António M. Cunha, pelo vice-reitor Rui Vieira de Castro e pelos presidentes das Escolas de Engenharia, de Ciências e de Psicologia, respetivamente João Monteiro, Margarida Casal e Paulo Machado. 

Acompanharam ainda a visita vários responsáveis por unidades de investigação da UMinho, bem como o diretor-geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Lars Montelius, entidade que também foi visitada pela delegação chinesa.

António Cunha, Reitor da UMinho, fez um balanço muito positivo desta iniciativa, realçando a importância da mesma e o "orgulho" que foi para a Universidade receber esta distinta delegação. O Reitor revelou que alguns dos assuntos que foram discutidos estavam relacionados "a colaboração específica entre a UMinho e a Academia Chinesa de Ciências, uma colaboração que já existe em algumas áreas da Engenharia Biológica, da Micoteca, Biomateriais, Engenharia dos Tecidos". Outra colaboração que também interessa à UMinho prende-se com o desenvolvimento do Laboratório de Ciência, Tecnologia e Materiais Quânticos, onde já existe uma ligação com o INL.

Texto: GCII/Redação


(Pub. Set/2016)

Arquivo de 2016