umdicas-ng-matriculas201617--67-d
Academia, 19.09.2016
Novos alunos já chegaram à UMinho…
UMinho
A Universidade do Minho (UMinho) foi palco durante a semana de 12 a 16 de setembro, das inscrições dos novos alunos colocados na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Ao todo foram colocados nos 57 cursos da UMinho mais de 2600 novos alunos, preenchendo mais de 98% das vagas existentes. Pela primeira vez, as inscrições no polo de Braga decorreram no Complexo Desportivo.


Este é um dos momentos mais importantes para quem entra pela primeira vez na Universidade, um mundo novo que motiva algumas inseguranças, sendo o primeiro contacto de extrema importância. Neste sentido a UMinho preparou para os novos alunos de licenciatura e mestrado integrado que escolheram a nossa Instituição para realizar os seus estudos superiores um vasto programa de acolhimento e boas-vindas.

Nesta 1ª fase, a UMinho viu colocados mais precisamente 2685 novos estudantes, preenchendo mais exatamente 98,5% das vagas colocadas a concurso, o valor mais elevado desde sempre! Para a 2ª e 3ª fases ficaram ainda por preencher 53 vagas na Academia Minhota (13 em Engenharia Civil, 12 em Geologia, 9 em Arqueologia, 9 em Química, 7 em Biologia-Geologia e 3 em Optometria e Ciências da Visão).

Vindos de todo o país, os novos alunos deste ano letivo 2016/17 encontraram um novo local de inscrições em Braga (que este ano decorreram no Complexo Desportivo), mais uma forma encontrada para melhor acolher os novos "residentes" da UMinho, aproveitando a Academia para se dar a conhecer, proporcionando uma boa experiência e marcando da melhor forma aquele que será o primeiro dia de um percurso universitário que se quer de excelência a todos os níveis (académico, social, pessoal e vocacional ). No polo de Azurém, as inscrições decorreram como é costume, no Laboratório de Informática (2º piso).

Uma das novas alunas que estava a inscrever-se em Braga foi Adriana Pinheiro, que veio de Famalicão e entrou em primeira opção no curso de Gestão. Com grandes perspetivas sobre o seu futuro, a recém-universitária achou que esta Universidade e este curso seriam uma boa opção "é uma Universidade da qual sempre ouvi falar bem, quer a nível de ensino, quer a nível de infraestruturas". A jovem de 18 anos disse esperar dar-se bem na nova "casa" de ensino: "Espero conseguir fazer cá um bom percurso e espero que a Universidade me dê todas as condições para isso" afirmou.

Pela vertente dos maiores de 23 anos, também Mafalda Gomes estava a inscrever-se na UMinho, no curso de Direito. A Oficial de Justiça pretende, com a licenciatura na área, conseguir subir na carreira e ser melhor remunerada "é com esse objetivo que vou iniciar este curso" disse.

Através do programa de Reingresso, estava também a inscrever-se no curso de Matemática, Pedro Norte. O funcionário da Jerónimo Martins tem como objetivo adquirir a licenciatura, título que noutras alturas não achou importante (uma vez que já tinha frequentado à alguns anos atrás, dois anos de Matemática e três de Eng. de Sistemas, os quais não terminou). Desta, assume a vontade em conseguir o "título" de licenciado, até porque como afirma "hoje a sociedade exige-nos isso, está-nos sempre a cobrar", pretendendo com o curso "arranjar mais ferramentas e conhecimentos" para o seu trabalho. Por outro lado, como declara "sinto-me bem por voltar a estudar, a universidade é um meio diferente, sentimo-nos próximos do conhecimento e vai ser muito bom para exercitar a mente".

Após a semana de inscrições, o programa de acolhimento continua:

19 de setembro

09h00 | Apresentação das Escolas/Institutos da UMinho, em Gualtar e Azurém

12h00 | Almoço oferecido pelo Reitor, na cantina de Gualtar

14h00 | Sessão de boas-vindas do Reitor, no Pavilhão Desportivo de Gualtar

18h30 | Sessão de boas-vindas do Reitor a alunos de pós-laboral, no auditório A1, em Gualtar

20h00 | Jantar oferecido pelo Reitor a alunos de pós-laboral, na cantina de Gualtar

21h30 | Sarau cultural, com grupos e tunas da UMinho, no anfiteatro natural de Gualtar

20 de setembro

09h00-19h00 | Dádivas de Sangue, no campus de Azurém

14h00 | Peddy-paper  AAUM

21 de setembro

14h00 | Caloiro de Molho, nas piscinas municipais da Rodovia, Braga

22 de setembro

21h30 | Sarau cultural, no Bar Académico (BA) de Guimarães

27 de setembro

09h00-18h30 | Dádivas de Sangue, no campus de Gualtar

18h30 | Arraial Universitário Ibero-americano, no campo de futebol de Gualtar

28 de setembro

20h00 | Glow Party/Jantar do Caloiro, no Keimo`drumo, Braga

23h00 | Festa oficial de acolhimento, no Sardinha Biba, Braga

4 a 8 de outubro

22h30 | Receção ao Caloiro, com as Serenatas Velhas no Largo da Oliveira (1º dia) e os concertos no Pavilhão Multiusos, Guimarães

5 de outubro

14h30 | Latada, nas ruas do centro histórico de Guimarães

10 a 23 de outubro

Quinzena de Acolhimento, em Guimarães


13 a 15 de outubro
Festival de Outono, em Braga e Guimarães

Texto: Ana Marques 

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Set/2016)

Arquivo de 2016