umdicas-ng-mit10--15-fff
Academia, 04.07.2016
UMinho palco da celebração dos 10 anos do MIT Portugal
UMinho
A UMinho foi o palco escolhido para as celebrações dos 10 anos do MIT Portugal decorridas no passado dia 30 de junho, no campus de Gualtar, em Braga. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor marcou presença no evento que pretendeu avaliar o impacto de uma década de parceria entre as universidades portuguesas e o MIT - Massachusetts Institute of Technology (EUA) nas áreas da educação, ciência e sociedade.


Subordinado ao tema "MIT Portugal: 10 years engineering a better future", o evento contou com a presença, na sessão de abertura do reitor António Cunha, do presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, dos coordenadores do Programa MIT Portugal, Bruce Tidor e Pedro Arezes (UMinho), e o responsável pela conferência, Eugénio Ferreira.

A conferência anualque marcou os 10 anos do MIT em Portugal ficou ainda marcada pelo anúncio daquele que será o novo diretor do Programa MIT Portugal,Pedro Arezes, professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) que substitui Paulo Ferrão, que deixou as funções para assumir a presidência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Em conjunto com o diretor do Programa no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Bruce Tidor, Pedro Arezes terá como principal desafio preparar uma proposta competitiva para a renovação do Programa para uma terceira fase, a iniciar em 2018.

OPrograma MIT Portugalé uma parceria entre cinco universidades portuguesas - Lisboa, Nova, Coimbra, Porto e Minho, o MIT, a FCT e empresas. Foi criado em 2006 com o objetivo de fortalecer a base de conhecimento do país, o empreendedorismo de origem científica e a competitividade internacional através de investimentos estratégicos em pessoas, conhecimentos e ideias inovadoras.


O ministro Manuel Heitor encerrou o evento pelas 17h00, destacando o sucesso do programa em Portugal e referindo que "o MIT tentou experiências similares noutros países que não tiveram sucesso". Em Portugal, já ingressaram nas academias nacionais 958 alunos, foram criadas mais de 85start-upse financiados projetos em ligação com a indústria e com foco no desenvolvimento sustentável, no âmbito do MIT Portugal, tudo isto e segundo o ministro aconteceu "porque as universidades portuguesas têm um grande nível" afirmou.

Oevento, que contou com cerca de 200 participantes, pretendeu avaliar o impacto de uma década doPrograma MIT em Portugal, uma década que segundo o novodiretor do Programa MIT Portugal, foi marcada pela ?internacionalização da ciência e da tecnologia, que foi muito mais significativa durante esta década?.

Para o catedrático da EEUM "O MIT Portugal tem primado pela aposta na geração de novas ideias e na sua valorização", isto porque houveum reforço da interligação entre as próprias universidades nacionais participantes, e entre estas e as instituições privadas, salientando que é preciso continuar o trabalho entre estas instituições "é precisoidentificar áreas de investigação que possam trazer um maior impacto socioeconómico ao nosso pais" disse.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Jul/2016)

Arquivo de 2016