umdicas-ng-inlprot--47-rrr
Academia, 07.07.2016
Braga terá o primeiro laboratório quântico do país!
UMinho
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, presidiu, no passado dia1 de julho, à cerimónia de assinatura do memorando de entendimento (MoU) entre a Universidade do Minho (UMinho) e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) para a criação e instalação do Quanta Lab - Laboratório de Ciência, Tecnologia e Materiais Quânticos, o primeiro do género do país


A sessão realizada no salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga, contou ainda com a presença do reitor António Cunha, do diretor-geral do INL, Lars Montelius, entre outros convidados que fizeram questão de marcar presença num momento tão importante para a UMinho, para o INL, para Braga, para a região e para o próprio país, como fez questão de realçar Manuel Heitor "esta é uma colaboração particularmente importante e relevante não só pela presença regional, mas de uma forma que vem também lançar a nível nacional uma colaboração importante nesta altura em que estamos perante novas áreas do conhecimento que podem também atrair jovens pela confiança que trazem no futuro".

Para o ministro, a sessão de assinatura do memorando de entendimento, foi sobretudo "uma sessão de confiança no futuro, de criação de um laboratório colaborativo, baseado na ciência, mas também no reforço da colaboração entre instituições que apostam nas novas fronteiras do conhecimento" disse.

Vários países estão a apostar na criação de laboratórios e centros de investigação que visam explorar os materiais e as tecnologias quânticas para posterior aplicação à produção de produtos inovadores, sejam eles materiais com novas funcionalidades ou, olhando para o futuro, computadores quânticos com uma enorme capacidade de computação. É da necessidade de alinhar a investigação feita em Portugal com esta área do conhecimento que surge o Quanta Lab, o qual segundo o governante, com este "estamos a criar o futuro para as futuras gerações".

Também o Reitor da UMinho destacou a importância desta parceria "pela temática" que acaba por ser uma fronteira do conhecimento, onde se pretende "transformar esse conhecimento em aplicações, dar saltos e permitir que essa ciência seja posta, de um modo mais efetivo à disposição da sociedade, do desenvolvimento humano, é portanto um desafio absolutamente fantástico" disse.

António Cunha afirmou ainda que a parceria é também muito importante "para estruturar a relação que já existe com o INL e que certamente vai crescer muito com base neste projeto e na parceria internacional em que este projeto vai ter de assentar, com parceiros quer na Europa, quer nos EUA", sublinhando que "é uma oportunidade enorme para a UMinho, para os nossos parceiros, para os nossos investigadores, bem como para atrair novos investigadores e sobretudo novos e brilhantes investigadores para a Universidade, que terão aqui uma oportunidade de futuro muito interessante".

O laboratório ficará localizado nas instalações do INL, com projetos a arrancarem já. SublinhandoLars Montelius a importância do Quanta Lab, por se dedicar aos materiais e tecnologias quânticas, "duas áreas de investigação de ponta que abordam várias das questões mais importantes e fundamentais em Ciência dos Materiais e Física da Matéria Condensada".Prometendo aindapara um futuro próximo "a possibilidade de estender o projeto para criar mais negócios, mais startups e mais inovações".

Texto: Ana Marques 

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Jul/2016)

Arquivo de 2016