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Academia, 29.04.2016
SASUM deram a conhecer a sua Boa Prática de "Comunicação - Uma Via Para a Excelência”
UMinho
A Universidade do Minho foi palco, no passado dia 28 de abril da 7ª sessão do ciclo Roadshow de Boas Práticas de Valorização das Pessoas na Administração Pública, promovida pelo INA em parceria com a Universidade do Minho (UMinho). O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas que assistiram a dois exemplos de Boas Práticas, bem como à intervenção de Ana Melo, Professora do ICS, que veio falar de Comunicação Organizacional.


Com inicio pelas 14:45, o Auditório B1 do CPII quase encheu para ouvir falar de Boas Práticas, de Comunicação, de melhoria continua no trabalho, de valorização das pessoas, sendo objetivo do INA com estas sessões, reforçar a promoção de sinergias e a partilha de Boas Práticas entre organismos e instituições da Administração Pública (AP) e simultaneamente corresponder à ampla distribuição geográfica das entidades participantes (ao todo vão ser nove sessões, distribuídas por todo o país).

Ao todo concorreram 121 boas práticas, tendo o público votado naquelasque teriam mais interesse em conhecer em profundidade, tendo sido escolhidos, um dos projetos apresentados pelos SASUM - Serviços de Serviços de Ação Social da UMinho - "Comunicação - Uma Via Para a Excelência "  e o projeto de "Melhoria Contínua " , da responsabilidade da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, os quais foram apresentados nesta 7ª sessão, em Braga.

Para além da apresentação das Boas Práticas, a sessão contou com a presença especial de Ana Melo, Professora do ICS da UMinho, que pretendeu pôr todos os presentes a refletir sobre comunicação, mais propriamente sobre a comunicação organizacional, sobre as formas de melhorar a comunicação da organização, sobre as formas de capacitar para comunicar. Para a Professora "O que estrutura as organizações é a comunicação", algo que tem vindo a ser valorizado pelas organizações como ferramenta de gestão e criação de um ambiente e cultura organizacional. Sublinhando que, deve existir dentro das organizações uma "comunicação estratégica organizacional", de forma a que esta se faça, não só do "topo da pirâmide para a base", mas que seja feito também o inverso, devendo existir comunicação interpessoal e redes orgânicas de comunicação, evitando desta forma, os rumores e o silêncio organizacional.

A especialista de comunicação terminou enfatizando o facto das empresas se capacitarem e capacitarem os seus recursos para comunicar, para dessa forma tornarem a comunicação mais eficiente, combatendo a postura do alheamento, criando uma cultura organizacional participativa, aberta e inclusiva, promovendo um ambiente organizacional propício à comunicação e ao envolvimento, enfim, valorizando as pessoas.


De seguida, Carlos Silva, Administrador dos SASUM apresentou a estrutura, sublinhando o facto desta ter índices de avaliação da satisfação excelentes, a qual foi reconhecida em 2013 e 2015 com o "Prémio Excelência no Trabalho" com1ºlugar na categoria das Grandes Empresas do Setor Públicoe ainda com o "PRATØ" - Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar ZERO.

Fernando Parente, diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM apresentou o projeto de comunicação dos SASUM e o que tem sido feito neste âmbito, uma área em que segundo este "os Serviços têm investido anualmente cerca de 2% do seu bolo" desenvolvendo-se a comunicação em várias frentes e através dos mais variados meios, o que se tem refletido na visibilidade e impacto dos SASUM perante os seus públicos-alvo.

Após um breve intervalo, foi a vez da responsável da LIPOR, Mónica Monteiro fazer a apresentação da Boa Prática implementada na sua empresa com o projeto "Kaizen", o qual prima pela organização e otimização de recursos e comunicação dentro da empresa.

A próxima sessão será a 12 de maio no Funchal, fechando o ciclo em Lisboa, a 2 de junho.

Texto: Ana Marques 


(Pub. Abr/2016)

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