Com inicio pelas 14:45, o Auditório B1 do CPII quase encheu para ouvir falar de Boas Práticas, de Comunicação, de melhoria continua no trabalho, de valorização das pessoas, sendo objetivo do INA com estas sessões, reforçar a promoção de sinergias e a partilha de Boas Práticas entre organismos e instituições da Administração Pública (AP) e simultaneamente corresponder à ampla distribuição geográfica das entidades participantes (ao todo vão ser nove sessões, distribuídas por todo o país).
Ao todo concorreram
121 boas práticas, tendo o público votado naquelasque teriam mais
interesse em conhecer em profundidade, tendo sido escolhidos, um dos
projetos apresentados pelos SASUM - Serviços de Serviços de Ação
Social da UMinho - "Comunicação - Uma Via Para a
Excelência
"
e o projeto de "Melhoria Contínua
"
, da
responsabilidade da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão
de Resíduos do Grande Porto, os quais foram apresentados nesta 7ª
sessão, em Braga.
Para além da
apresentação das Boas Práticas, a sessão contou com a presença
especial de Ana Melo, Professora do ICS da UMinho, que pretendeu
pôr todos os presentes a refletir sobre comunicação, mais
propriamente sobre a comunicação organizacional, sobre as formas
de melhorar a comunicação da organização, sobre as formas de
capacitar para comunicar. Para a Professora "O que estrutura as
organizações é a comunicação", algo que tem vindo a ser
valorizado pelas organizações como ferramenta de gestão e criação
de um ambiente e cultura organizacional. Sublinhando que, deve
existir dentro das organizações uma "comunicação estratégica
organizacional", de forma a que esta se faça, não só do "topo da
pirâmide para a base", mas que seja feito também o inverso,
devendo existir comunicação interpessoal e redes orgânicas de
comunicação, evitando desta forma, os rumores e o silêncio
organizacional.
A especialista de comunicação terminou enfatizando o facto das empresas se capacitarem e capacitarem os seus recursos para comunicar, para dessa forma tornarem a comunicação mais eficiente, combatendo a postura do alheamento, criando uma cultura organizacional participativa, aberta e inclusiva, promovendo um ambiente organizacional propício à comunicação e ao envolvimento, enfim, valorizando as pessoas.
De seguida, Carlos Silva, Administrador dos SASUM apresentou a estrutura, sublinhando o facto desta ter índices de avaliação da satisfação excelentes, a qual foi reconhecida em 2013 e 2015 com o "Prémio Excelência no Trabalho" com1ºlugar na categoria das Grandes Empresas do Setor Públicoe ainda com o "PRATØ" - Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar ZERO.
Fernando Parente,
diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM
apresentou o projeto de comunicação dos SASUM e o que tem sido
feito neste âmbito, uma área em que segundo este "os Serviços têm
investido anualmente cerca de 2% do seu bolo" desenvolvendo-se a
comunicação em várias frentes e através dos mais variados meios,
o que se tem refletido na visibilidade e impacto dos SASUM
perante os seus públicos-alvo.
Após um breve intervalo, foi a vez da responsável da LIPOR, Mónica Monteiro fazer a apresentação da Boa Prática implementada na sua empresa com o projeto "Kaizen", o qual prima pela organização e otimização de recursos e comunicação dentro da empresa.
A próxima sessão será a 12 de maio no Funchal, fechando o ciclo em Lisboa, a 2 de junho.
Texto: Ana
Marques
(Pub. Abr/2016)