Esta iniciativa anual visa premiar e divulgar projetos de investigação, desenvolvimento e inovação em áreas de aplicação ligadas aos recursos endógenos do País e dirigidos à melhoria de produtos, processos ou serviços. O concurso está organizado por categorias setoriais, o que faz com que os projetos concorrentes tenham de ter uma aplicação concreta no contexto de um dos setores.
Na presente edição hátrês setores a concurso:
- Processos
Industriais
- Tecnologias de
Informação e Serviços
-
Saúde
A iniciativa é dirigida a pequenas e microempresas, investigadores e inventores independentes e diferencia-se de outras iniciativas em Portugal pelo seu alargado leque de parcerias, entre instituições de ensino, empresas e parques tecnológicos, associações, fundações e outras entidades, conferindo-lhe uma elevada representatividade no meio científico português. Em 11 edições concorreram 1663 projetos e foram atribuídos 3,5 milhões de euros em prémios.
A Universidade do Minho venceu em 2015 o Grande Prémio do concurso, com o projeto destents(cateteres) urológicos degradáveis, desenvolvido no laboratório associado ICVS/3B's. A academia minhota já foi distinguida por diversas vezes com os prémios BES ou Novo Banco Inovação.
Mais informações: www.novobanco.pt/site/cms.aspx?labelid=concursonacionaldeinovacao
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
Email: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2016)