A RoboParty está de parabéns, com a sua 10ª edição já na próxima semana.
O evento vai decorrer nos dias 17 a 19 de Março, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, e tem cerca de 600 participantes de todo o país e algumas equipas do estrangeiro.
A 10ª edição da RoboParty® realiza-se nos dias 17 a 19 de Março
de 2016, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em
Guimarães, depois do enorme sucesso das oito edições anteriores,
onde quase 600 jovens aprendem a construir e programar robôs
móveis e autónomos.
Organizada pela Universidade do Minho (Grupo de Automação,
Controlo e Robótica do Dep. de Eletrónica Industrial, da Escola
de Engenharia) e pela empresa SAR - Soluções de Automação e
Robótica, Lda, que é uma Spin-Off da Universidade do Minho, este
evento pedagógico ensina a construir robôs móveis autónomos de
uma forma simples e muito animada, em equipas de 4 pessoas, e num
ambiente de entreajuda e fair-play.
Trata-se de um evento de 3 dias e 2 noites, non-stop, onde os
jovens trazem um saco cama e um computador, e passam o tempo a
construir e programar um robô com as suas próprias mãos - no
final o robô fica para a equipa. Este ano estão inscritas 144
equipas provenientes dos mais variados pontos de norte a sul do
país, e ainda equipas vindas expressamente do Brasil, Dinamarca,
e Reino Unido, o que traduz o sucesso do evento. A faixa etária
predominante é entre os 15 e os 18 anos, tendo o participante
mais novo 9 anos e o mais experiente 66 anos de vida.
O robô que será construído é o robô Bot'n Roll ONE A, compatível
com Arduíno (ver capítulo kit). No início do evento é fornecido a
cada equipa um kit robótico em peças do robô 'Bot'n Roll ONE A',
e durante o evento é lecionada formação em eletrónica e
programação que possibilita a construção do robô por cada equipa
[montagem mecânica, soldadura e programação], sempre acompanhados
e apoiados por cerca de 90 alunos de Engenharia Eletrónica
Industrial e Computadores. No final participam em algumas provas
de robótica (ver secção Provas) extremamente divertidas que
permite testar o desempenho do robô, destacando-se a prova de
dança que ocorre no Sábado pelas 14h00.
Os professores que acompanham as equipas têm agora o seu trabalho
e dedicação reconhecidos através da acreditação da sua formação,
com 1.2 unidades de crédito. Os temas abordados nesta formação
são programação Arduino, impressoras 3D e linguagem Processing.
Não dispensamos a ajuda de cerca de 120 elementos da organização
e voluntários, sendo a maior parte deles estudantes do Curso de
Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica Industrial e
Computadores, que trabalham na formação dos participantes, nas
atividades lúdicas e desportivas, bem como na complexa logística
necessária a este tipo de evento.
A RoboParty é aberta ao público, com entrada gratuita, entre as
9:00 e as 22:00 na Quinta-Feira e entre as 09h00 e 18h00 de
Sábado.
Programa - Aspetos importantes
Em relação ao programa, o evento tem início com a sessão de
abertura solene que decorre na Quinta-Feira pelas 10:00AM no
pavilhão desportivo da Universidade do Minho, Campus de Azurém,
em Guimarães (GPS: 41.453300,-8.286131), estando convidada a
participar toda a comunidade. Esta sessão conta com a presença
de:
- Prof. António Cunha Sr. Reitor da Universidade do Minho
- Dr. Domingos Bragança Presidente da Câmara Municipal de
Guimarães
- Prof. João Monteiro Presidente da Escola de Engenharia
- Prof. Nuno Lau Presidente da Sociedade Portuguesa
de Robótica
- Prof. Rosa Vasconcelos Presidente do Conselho
Pedagógico da EEUM
- Prof. Ricardo Machado Diretor do Centro Algoritmi
- Entre outros ilustres convidados.
Em paralelo com toda esta dinâmica de aquisição de conhecimento
durante 3 dias seguidos, decorrem várias atividades lúdicas e
desportivas nas quais todos podem participar. Este ano
destaca-se:
- Mini jogos sem fronteiras com pólo aquático
- Aula de Jump (trampolins)
- Torneio de Ténis de Mesa
- Torneio de Xadrez
- Torneio de Badminton
- Demonstrações de Patinagem Artística
- Demonstrações de Rope Skipping (CRST Molinhas
presentes no Got Talent Portugal)
- Atuação da Tun' Obebes: Tuna Feminina de
Engenharia da Universidade do Minho
Temos ainda música adequada com DJ durante o evento, internet
wireless, demonstração de gadgets, demonstração de vários robôs
móveis e autónomos, etc.
Mais pormenores sobre o evento:
- Algumas fotos das edições anteriores (com qualidade)
disponíveis em:
http://www.roboparty.org/w/Fotos_Guimaraes2015.php
- O programa do evento está disponível no site oficial
em:
http://www.roboparty.org/pdfs/Programa_RoboParty_2016.pdf
- O poster oficial do evento está disponível no site
oficial em:
http://www.roboparty.org/Imagens/Poster_RoboParty2016.jpg
- As dúvidas mais frequentes sobre o evento, são
esclarecidas no nosso site oficial em:
http://www.roboparty.org/faqs.php
Provas
De forma a testar o desempenho do robô, existem provas que são
sempre muito divertidas onde os robôs atuam de forma
completamente autónoma, sem intervenção humana. Estas provas
realizam-se no último dia e atraem muito público! São o momento
alto do evento. Existem três provas:
- Prova de Obstáculos (Sexta, dia 18 de Março)
o Cada robô terá que se desviar de obstáculos através de
sensores infravermelhos, montados na parte frontal do robô
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-2CUgUP3SZg
- Prova de Perseguição (Sábado, dia 19 de Março)
o Dois robôs são colocados lado-a-lado numa pista onde têm que
seguir uma linha preta através de sensores apropriados. Vence o
mais rápido a chegar à meta. É uma prova emocionante!
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wlcwjX9FvAI
- Prova de Dança (Sábado, dia 19 de Março)
o Este é o ?momento alto? da RoboParty. Esta prova consiste
numa coreografia elaborada por robôs de 4 equipas, que combinam
um tema, e onde os 4 robôs dançam de forma autónoma e
sincronizados ao ritmo de uma música. Os robôs são devidamente
decorados pelas equipas (por miúdos e graúdos), que conseguem
criar efeitos fantásticos, de uma criatividade só vista.
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Fd-fliVBnHE
KIT RoboParty® - Bot'n Roll ONE A
O KIT robótico que os participantes constroem é compatível com
Arduíno, tendo sido especificamente desenvolvido para a
RoboParty® pela empresa SAR - Soluções de Automação e Robótica
e pela Universidade do Minho.
O kit Bot?n Roll ONE A foi desenvolvido a pensar nos jovens. E
fácil de construir, permite ligar muitos mais dispositivos, tem
um processador mais rápido, e está mais apelativo. Os
participantes têm que montar a parte mecânica, montar a placa
eletrónica, soldar os componentes e programar em linguagem C
com recurso ao IDE Arduíno. O Kit é fácil de construir, é
expansível, e pode ser usado em várias competições de robótica
nacionais e internacionais.
Fonte: organização da RoboParty
(Pub.
Mar/2016)