Sabia que as línguas persa e árabe são muito diferentes, embora usem o mesmo alfabeto, devido à religião que os seus povos partilham? Os dois idiomas vão ser ensinados a partir de 30 de março pelo BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho, em Braga. As inscrições para os cursos breves estão já abertas. As aulas de árabe serão à quarta-feira (19h15-22h15) e as de persa (ou farsi) à segunda e quarta-feira (18h00-20h00).
Este evento decorrerá entre o dia 29 de março e 1 de abril do presente ano. A abordagem às temáticas deste ramo da investigação científica será levada a cabo por vários investigadores com reconhecimento mundial. Eles têm estado focados em introduzir a interoperabilidade no mundo do nosso dia-a-dia e em tornar os sistemas cada vez mais comutáveis.
Quer transformar a sua ideia num negócio? O "IdeaLab - Laboratório de Ideias de Negócio" ajuda-o! Traga a sua ideia e dê-lhe asas! Já estão abertas as inscrições para a 15.ª edição do IdeaLab, um laboratório de geração, experimentação e desenvolvimento de ideias de negócio com carácter inovador.
Paulo Carvalho, formado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, quer acabar com a ''tendência por vezes exagerada'' dos dois ecrãs de computador para poupar energia. A proposta foi uma das ideias selecionadas para a 'Sustainable Energy Week', uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende chamar a atenção para as alterações climáticas e a adoção de comportamentos mais sustentáveis.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) recebe na próxima quarta e quinta-feira, dias 23 e 24, o Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais ? SHO 2016. A sessão de abertura é às 9h15, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães.
A 10ª edição da RoboParty que decorreu nos passados dias 17 a 19 de Março na Universidade do Minho em Guimarães, sagrou-se em mais um sucesso. Este evento que é organizado pela botnroll.com e pela Universidade do Minho contou com novo recorde em número de participantes, com quase 600 jovens nas 144 equipas inscritas, com os robôs todos construídos e em pleno funcionamento, e com muita alegria e boa disposição. De salientar a participação de equipas vindas do Brasil, Irlanda do Norte, Dinamarca, o que significa que a RoboParty se está a internacionalizar.
Dar sangue é, pois, um gesto de vida, e esse gesto fez-se sentir muitas vezes hoje, dia 15 de março, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho, onde várias centenas de dadores fizeram questão de participar em mais uma colheita que resultou no bonito número de 561 Dadores Inscritos e 34 Recolhas de Sangue para Análise de Medula. Este foi o segundo melhor recorde desde 2001, só batido pelo recorde de 2008 que atingiu os 595 Dadores Inscritos.
Após a colheita decorrida na semana passada no Campus de Azurém, em Guimarães, a Campanha de Dádivas de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula prossegue amanhã, dia 15 de março, no Campus de Gualtar, em Braga. Esta que será a última colheita do ano letivo lança o apelo à Comunidade Académica para que não deixe passar a oportunidade e ''estenda o braço'' a favor de quem mais precisa.
O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, em Braga, associa-se a partir desta segunda-feira, dia 14, à Semana Internacional do Cérebro. A iniciativa inclui sessões experimentais que envolvem 300 crianças, jovens e idosos, além de palestras em 10 escolas do país.