A sessão de abertura
é na quinta-feira, às 10h00, com a presença de Miguel Rocha,
Isabel Rocha e Rui Mendes, professores da UMinho com forte
ligação ao mestrado em Bioinformática. Ao longo de dois dias
serão abordados temas como o processamento e análise de dados
Next Generation Sequencing
, a análise de dados ómicos, a
visualização de dados biológicos, a computação evolucionaria, os
algoritmos de data mining/machine learning
e as
ferramentas de análise de dados biológicos.
No sentido de dar a conhecer experiências profissionais de relevo e projectos de investigação desenvolvidos na área, preveem-se as intervenções dos cientistas Nuno Osório, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho, Alfonso Valencia, doSpanish National Cancer Research Centre, Marcos Ramos, do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, e Daniel Sobral, do Instituto Gulbenkian de Ciência.
O evento inclui, ainda, uma mesa redonda no final de cada um dos dias, permitindo uma reflexão aprofundada sobre os desafios e as oportunidades dos bioinformáticos na área da investigação e no mercado de trabalho.
"Esperamos que este conjunto de actividades possa garantir uma experiência enriquecedora aos participantes e despertar o interesse da comunidade em geral sobre este domínio", sublinha a organização. A iniciativa conta com o apoio da Escola de Engenharia da UMinho e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O site oficial do evento éwww.bioinformaticsopendays.org. A Bioinformática está em ascensão no panorama nacional e internacional, sendo a UMinho uma das instituições pioneiras no país ao nível da investigação e do ensino.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Fev/2016)