Os SASUM já tinham ganho este prémio em 2013, mas não o tinham alcançado em 2014 (por uma posição), no entanto com o trabalho desenvolvido em 2015, voltaram a conseguir este reconhecimento e regressaramao top10 das Grandes Empresas em Portugal.
Prémio Excelência no Trabalho 2015 - "O Prémio Excelência no Trabalho 2015 é um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano desenvolvido pela Heidrick & Struggles em parceria com a Human Resources Portugal e o INDEG-IUL. Trata-se da 6ª edição deste estudo, através do qual se analisa o estado de arte das práticas de recursos humanos em Portugal e se premeiam as entidades que mais investem e apostam nesta área".
Este prémio foi o resultado da análise da atividade dos SASUM, conduzido pelo INDEG - IUL, em várias dimensões, em particular na área da gestão dos recursos humanos, e validado por evidências documentais e auditorias. As dimensões analisadas foram ainda cruzadas com inquéritos enviados diretamente a todos os trabalhadores/colaboradores da organização, bem como inquéritos à gestão de topo.
Como referiu o Administrador dos SASUM, Carlos Silva: "Temos consciência clara e humildade suficiente para perceber que ainda temos muito caminho a percorrer em várias dimensões, mas os resultados evidenciam quea equipa de trabalhadores e colaboradores dos SASUM está de parabéns, pois este prémio resultade todo esforço e trabalho de equipa que tem sido desenvolvido, no cumprimento dos objetivos da organização".
Para o Administrador, o prémio hoje arrecadado "É o reconhecimento da atividade dos Serviços, dos seus trabalhadores por uma entidade que é externa à própria instituição". Salientando que este resultado não foi conseguido de um dia para o outro, mas?fruto do trabalho de anos, só conseguido com o envolvimento de todas as equipas, de todas as áreas com relevância estratégica para o desenvolvimento dos Serviços?. Destacando sobretudo, a aposta que é feita pelos SASUM na formação dos seus trabalhadores, no seu acompanhamento e a relação próxima existente entre a estrutura dirigente e responsável, com as suas equipas.
Carlos Silva,
aponta como segredo de sucesso "o trabalho feito ao longo dos
anos e a criação de uma cultura organizacional onde as pessoas
participam e se sentem responsáveis na atividade que fazem, bem
como a criação de boas condições de trabalho, de forma a que as
pessoas se sintam parte da organização e se sintam felizes por
trabalhar nos SASUM"
.
Como máxima, o responsável dos SASUM afirmou "Não há elevadores para o sucesso, o que há são escadas. O sucesso constrói-se subindo degrau a degrau".
Terminado, o Administrador agradeceu ainda, de um modo muito especial "a todas as pessoas da Universidade do Minho que nos ajudam a melhorar continuamente e a manter este patamar de excelência, que sabemos que só é possível com o envolvimento de todos. Também agradecemos a confiança do nosso Reitor e dos Órgãos da Universidade, pela responsabilidade que nos é atribuída na gestão da área da Acção Social".
Texto: Ana Coimbra
(Pub. Fev/2016)