default-header-news
Academia, De 20.02.2016 a 09.03.2016
Neurocientistas da UMinho estão em Barcelos até março
Barcelos
O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS/3B?s) apresenta de 20 de fevereiro a 9 de março um conjunto de atividades em Barcelos, cativando o público para as neurociências e divulgando a sua investigação.

A Biblioteca Municipal de Barcelos acolhe palestras em três sábados consecutivos, sempre às 11h00 e com entrada livre. Amanhã, dia 20, o investigador João Cerqueira fala sobre esclerose múltipla, no dia 27 é a vez de o neurorradiologista Tiago Gil Oliveira abordar a doença de Alzheimer e, a 5 de março, a professora Patrícia Maciel reflete sobre a doença de Machado-Joseph.

Em paralelo, a Escola Secundária de Barcelos acolhe atividades laboratoriais às quartas-feiras, a partir das 14h00, ligadas aos temas das palestras. No dia 24, a investigadora Fernanda Marques analisa as moléculas inflamatórias em animais com esclerose e, a 2 de março, volta a usar modelos animais para casos com Alzheimer; já a 9 de março a investigadora Andreia Castro mostra como o vermec. elegans, que vive no solo, tem sido decisivo nos avanços para tratar a doença de Machado-Joseph.

A iniciativa tem o tema geral "Tudo o que eu quero saber sobre as doenças do cérebro" e conta com o apoio do Município de Barcelos e da Rede Pequenos Cientistas.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho