default-header-news
Academia, 12.02.2016
Fibrenamics da Universidade do Minho tem novo espaço nos Açores
A Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho (UMinho) foi desafiada por empresários e entidades locais dos Açores, e alargou o seu espaço de atuação ao arquipélago, estando já a trabalhar a partir do NONAGON - Parque de Ciência e Tecnologia, na ilha de São Miguel. O grande objetivo consiste em levar a dinâmica de inovação da plataforma para a região açoriana.

Segundo Carlos Almeida, coordenador de Marketing da Fibrenamics, "começámos a preparar o terreno, a analisar como é que é caracterizado o tecido empresarial, que oportunidades de inovação poderiam existir nessa região, que agentes já atuavam neste campo da inovação, principalmente a Universidade dos Açores e o Inova (Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores), e tentamos alinhar a nossa estratégia e dinâmica Fibrenamics de forma a complementar o que já existia na região".

Após a análise cuidadosa do potencial de inovação da região, constatou-se que existem três áreas muito fortes para implementação e desenvolvimento. As fibras naturais de origem vegetal, de conteira ou ananás, são um desses exemplos. Também a exploração do basalto num setor novo de aplicação para a produção da fibra de basalto, devido, por um lado aos recursos endógenos e à abundância local, e por outro lado, ao potencial enorme de mercado que este material apresenta, é outra dessas áreas. Por último, aliar a nanotecnologia à valorização de resíduos, indo ao encontro de uma das grandes demandas da investigação e desenvolvimento que é a nanocelulose, é mais uma oportunidade da qual a região é detentora, devido à exploração da madeira que é algo também muito abundante na região.

Nestes próximos três meses, o objetivo da ?Fibrenamics Azores? consistirá em receber empresas no NONAGON e em organizar três grandes atividades: uma que será uma sessão mais privada dentro da Universidade dos Açores, com todos os diretores dos centros e investigadores da Universidade, numa ótica de cooperação e de se apresentar como um parceiro para a Universidade. Neste âmbito, a Fibrenamics está também a concorrer a 3 bolsas de doutoramento, para jovens residentes nos Açores, para que possam desenvolver os seus trabalhos de doutoramento em parceria com a Universidade dos Açores e com a Universidade do Minho; um Workshop Fibrenamics focado na área da inovação, em que se pretende reunir cerca de 100 empresários da região, mais as entidades locais neste evento, de forma a se fomentar o networking; e o terceiro evento será uma ação de formação mais técnica, mais focalizada no que são os processos de gestão, investigação e desenvolvimento de inovação, muito vocacionado para o tecido empresarial, para a introdução de metodologias de inovação de uma forma mais técnica junto das empresas.

A primeira atividade da Fibrenamics nos Açores foi há cerca de um ano e consistiu na apresentação local do que é que seria a estratégia para o centro Fibrenamics Açores junto das empresas e entidades da região. Desse momento resultou a organização da segunda edição do ICNF (International Conference on Natural Fibres), evento que ajudou a potenciar e a trazer alguma demanda de inovação e conhecimento para a região e onde, ao todo, se reuniram mais de 300 investigadores de mais de 45 países diferentes.


Fonte: Fibrenamics

(Pub. Fev/2016)
Arquivo de 2016