"É uma enorme responsabilidade cívica para com a minha terra o dever de fomentar o respeito pelos direitos fundamentais dos cabo-verdianos e dos estrangeiros que lá moram e contribuir para a afirmação e o aprofundamento do sistema democrático", afirma o constitucionalista.
Considerado o pai da Constituição cabo-verdiana
Wladimir Augusto Correia Brito nasceu há 67 anos em Guiné-Bissau, mas viveu sempre na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, de onde os seus pais são originários. Fez a licenciatura, o mestrado e o doutoramento em Direito na Universidade de Coimbra. É professor catedrático do Departamento de Ciências Jurídicas da EDUM, presidente do Observatório Lusófono de Direitos Humanos e membro da lista de Conciliadores das Nações Unidas, designada pelo Governo português. Além disso, é diretor da Revista Scientia Ivridica e faz parte de várias comissões científicas de revistas especializadas do Brasil, CaboVerde, Espanha e Portugal.
Ao longo dos últimos anos, Wladimir Brito assumiu a vice-presidência da EDUM (1999-2004) e a direção da licenciatura em Direito da UMinho (2000-2004). Recebeu o Estatuto de Combatente da Liberdade da Pátria, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, sendo hoje considerado o pai da Constituição deste país.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jan/2016)