A sessão de abertura é às 10h15, no auditórioB1do Complexo Pedagógico II, no campus de Gualtar, Braga, com as intervenções de João Cardoso Rosas e Giuseppe Ballacci, ambosinvestigadores doCentro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM) e elementos da comissão organizadora. Ao longo de dois dias serão discutidos temas como soberania, legitimidade dos governos, multiculturalismo, democracia direta, populismo, cidadania, religião, entre outros. A iniciativa culmina na sexta-feira, às 17h15, com a palestra "Representação Política em Sociedades Democráticas", sob a responsabilidade de Nadia Urbinati, oradora convidada da Universidade de Columbia (EUA).
Pretende-se com este encontro promover o estudo da filosofia política e moral e o seu legado na formação de instituições, culturas e crenças, assim como ver de que forma esta tradição pode contribuir para enfrentar os desafios das sociedades contemporâneas. "Com a profunda crise das instituições representativas na Europa e o aumento concomitante de novas formas de populismo, é cada vez mais importante reconsiderar a articulação entre os conceitosde "representação", "povo" e "liderança política", explica o professor João Cardoso Rosas. O site oficial é bragacolloquium.weebly.com.
O Grupo de Teoria Política foi fundado em 2008, estando inserido noCEHUM. É composto por cerca de 30 professores, investigadores e estudantes de doutoramento e pós-doutoramento. Para além dos vários projetos científicos em desenvolvimento, o Grupo organiza anualmente os eventos internacionais "Colóquio sobre História da Filosofia Moral e Política" (janeiro), "Encontros de Ética e Filosofia Política"(junho) e "Escola de Verão em Filosofia Política e Políticas Públicas" (julho), juntando centenas de peritos para discutir temas estruturantes da atualidade.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt