As cientistas do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMinho foram distinguidas pela comunicação "Avaliar para aprender: Um estudo sobre conceções e práticas de avaliação com estudantes e docentes do Ensino Superior". O trabalho apresenta os resultados da primeira fase do estudo alusivo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e que envolveu 234 alunos e 65 docentes de Ciências Exatas, Engenharia e Ciências Sociais de duas universidades públicas portuguesas.
A pesquisa aponta para tensões entre conceções e práticas de avaliação após a implementação do Processo de Bolonha, com os métodos tradicionais, como testes e exames, ainda a dominarem face a métodos alternativos, como portefólios e trabalhos de projeto em equipa. Se por um lado os docentes e alunos valorizam a avaliação formativa e o uso dofeedbackpara potenciar a aprendizagem, por outro admitem constrangimentos, nomeadamente a falta de tempo, o número de alunos por turma, a cultura académica predominante e a necessidade de formação e apoio neste domínio.
A equipa de investigação vai realizar em 2016 um projeto de intervenção/formação neste âmbito. A abordagem da "avaliação para a aprendizagem", que recorre a mecanismos contínuos defeedbackentre professor e aluno para ajustar estratégias de ensino e das atividades de aprendizagem, é apontada como base para a inovação pedagógica no ensino superior. Na prática, proporciona experiências significativas como o envolvimento ativo dos estudantes, maior apoio do professor, design curricular flexível, oportunidades de diálogo formal e informal, aprendizagem entre pares, oportunidades de investigação e aprendizagem autorregulada e autónoma com efeitos na aprendizagem e nos resultados académicos dos alunos.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
Email: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jan/2015)