rdfasreadswf
Academia, 24.11.2015
Professora da Escola de Direito eleita para o Tribunal Arbitral do Desporto
Cláudia Viana, Professora Associada da Escola de Direito da Universidade do Minho, tomou posse, no passado dia 10 de Novembro, como Juiz-Árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). Este órgão jurisdicional é composto por especialistas em Direito, onde figuram também professores das Faculdades de Direito de Coimbra e de Lisboa.

O  Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) é a mais alta entidade jurisdicional do desporto; é um órgão independente, nomeadamente dos órgãos da administração pública do desporto e dos organismos que integram o sistema desportivo, dispondo de autonomia administrativa e financeira, criada pela Lei n.º 74/2013, de 6 de setembro, alterada pela Lei n.º 33/2014, de 16 de junho.

 O TAD tem competência específica para administrar a justiça relativamente a litígios que relevam do ordenamento jurídico desportivo ou relacionados com a prática do desporto no geral, seja profissional ou amador.

O TAD exerce a sua jurisdição em todo o território nacional e tem a sua sede no Comité Olímpico de Portugal.


Cláudia Viana, que já foi Pró-Reitora da U. Minho, é especialista em Direito Público, Diretora da revista "Cadernos de Justiça Administrativa" e Coordenadora Nacional da Rede Ibero-Americana de Contratação Pública.


Fonte: Redação


(Pub. Nov/2015)
Arquivo de 2015