"Esta nomeação representa o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido no âmbito da Dinâmica de Máquinas e Mecanismos e com aplicação aos Sistemas e Aplicações Biomédicas. É um cargo de elevada responsabilidade e exigência, pelo que irá contribuir, com certeza, para a projeção mundial da UMinho e de Portugal", reconhece o investigador.
A publicação tem como propósito a disseminação de trabalhos de investigação em diversas áreas, nomeadamente na robótica, aplicações em bioengenharia, interface homem-máquina, micromáquinas, sistemas mecatrónicos, projeto de máquinas e mecanismos, entre outros. A nomeação de Paulo Flores decorreu em Taiwan, no âmbito do recente 14º Congresso da Federação Internacional para a Promoção da Ciência de Máquinas e Mecanismos (IFToMM), que reúne associações de mais de seis centenas de países.
Na mesma ocasião, o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da academia minhota foi ainda reconduzido no cargo de presidente da Comissão Técnica sobre Dinâmica de Sistemas Mecânicos desta entidade, para o biénio 2016-2017. Os principais objetivos desta comissão predem-se com a promoção da investigação e a respetiva disseminação pública, o desenvolvimento e a aplicação industrial do domínio científico-técnico da dinâmica de sistemas mecânicos e a cooperação internacional entre cientistas e engenheiros.
Paulo Flores, de 42 anos, é natural de Rossas, Vieira do Minho. Licenciou-se, doutorou-se e agregou-se em Engenharia Mecânica pela UMinho e pós-doutorou-se no Swiss Federal Institute of Technology, na Suíça e na Universidade do Arizona, nos EUA. O investigador já foi distinguido com dezenas de prémios nacionais e internacionais, sendo autor de duas centenas de publicações (livros, capítulos de livros, monografias, artigos científicos, textos pedagógicos). Desenvolve as suas atividades científico-pedagógicas no Centro em Microssistemas Eletromecânicos da UMinho, classificado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com "Excelente".
Fonte: Redação
(Pub. Dez/2015)