O objetivo é aproximar estudantes e professores, do pré-escolar ao secundário, e o público em geral da Ciência que se faz em Portugal, mostrando-lhes o quotidiano dos cientistas e despertando-lhes o interesse por estas áreas do conhecimento. A Semana da Ciência e da Tecnologiadecorre em vários locais do país, sendo promovida pela Ciência Viva.
Prepara o teu perfume aqui
Pela Escola de Ciências (ECUM) passarão mais de 750 alunos do pré-escolar, básico e secundário em 28 atividades. Será possível em poucos dias participar em experiências laboratoriais, conceber um perfume, simular a variação do nível do mar, programar uma máquina de Turing (a mãe de todos os computadores), além de perceber que zonas da língua são responsáveis por apreciar os diferentes sabores, o que são as fibras óticas e o porquê do céu ser azul. O programa inclui, ainda, sessões com os títulos "Micróbios que nos rodeiam", "Energias Renováveis", "Materiais óticos: aplicações no quotidiano", "Nanotecnologia", "Eletromagnetismo", "Sabes distinguir entre Coca-Cola e Pepsi?", "Química para pequenos cientistas", "Jogos Matemáticos", "O Universo e a Física de Partículas", "A ótica no 3D", "Geologia, Ambiente e Sociedade", entre outros. Os detalhes podem ser consultados emwww.ecum.uminho.pt.
Aprender a fazer uma cirurgia
Quer saber como é o dia-a-dia de um médico? O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) também abre as portas à comunidade na quarta-feira, dia 25. Espera-se mais de meio milhar de alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade e até seniores inscritos em atividades experimentais nas áreas das neurociências, ciências cirúrgicas, engenharia biomédica, anatomia, microbiologia e infeção, entre outras. Os participantes vão mexer em peças anatómicas reiais, realizar cirurgias em modelos com ferramentas que os cirurgiões usam no dia-dia, medir a atividade neuronal em condições de repouso e atividade, aprender a auscultar o coração e fazer testes neurológicos, bem como perceber como funciona um Laboratório de Segurança Máxima. Há mais informações sobre estas atividades emhttp://divulgaicvs.weebly.com/.
Produzir embalagens comestíveis, isolar DNA de banana
O Centro de Engenharia Biológica (CEB) acolhe cerca de 350 alunos de todo o país. O programa inicia com uma visita aos laboratórios, dando a conhecer o mundo da biotecnologia, desde a produção de bioetanol, celulose microbiana e embalagens comestíveis até ao desenvolvimento de biofármacos e uso de microrganismos para tratamento de resíduos. Os "pequenos cientistas" terão a possibilidade de observar micróbios ao microscópio, produzir embalagens comestíveis com diferentes cores e sabores, montar uma célula de combustível microbiana e avaliar a corrente elétrica gerada, isolar DNA de banana e kiwi recorrendo a materiais comuns, além de analisar fungos filamentosos a partir de técnicas cromatográficas. Há ainda um CEB Talk, que reúne na sexta-feira, dia 27, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, vários investigadores para um momento de descontração e partilha de conhecimentos. Os detalhes podem ser consultados emwww.ceb.uminho.pt.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail:gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Nov/2015)