default-header-news
Academia, 11.11.2015
Investigadores da UMinho premiados na China
Uma equipa do Centro de Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS) da Universidade do Minho foi distinguida em Hangzhou, na China, por ter desenvolvido uma solução inovadora capaz de "melhorar de forma decisiva os serviços de saúde prestados aos cidadãos". O galardão "Clinical Engineering Manuscript Award 2015" foi atribuído no Congresso Internacional de Engenharia Clinica e Gestão de Tecnologias da Saúde, que reuniu os melhores especialistas da área.


Este trabalho distingue-se por utilizar as redes sem fios como meio de monitorização clínica, em vez de recorrer a uma abordagem mais tradicional. "Foi possível desenvolver e testar em ambiente hospitalar uma solução com características inovadoras em que as redes sem fios são dotadas de "inteligência", o que melhora a sua performance e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado durante a monitorização dos sinais vitais e fisiológicos dos pacientes. Os sinais monitorizados podem ser enviados de imediato para os sistemas de informação hospitalares e disponibilizados aos diferentes serviços e profissionais de saúde", explica Carlos Abreu, coautor do artigo premiado e investigador do CMEMS.

A médio prazo, esta solução permitirá a implementação generalizada de sistemas de monitorização fiáveis em hospitais e unidades de cuidados continuados ou informais, assegurando um maior conforto e segurança dos pacientes, um acompanhamento mais eficaz por parte dos profissionais e uma diminuição dos custos associados. Apesar de existirem soluções tecnológicas disponíveis para monitorizar a condição clínica de pacientes em ambiente hospitalar, estas continuam por implementar em larga escala. 

"Esta distinção internacional valida o caráter de excelência e inovação do trabalho desenvolvido na UMinho na área de novas soluções tecnológicas para aplicação no campo da saúde", refere Carlos Abreu, que contou com a orientação de Paulo Mendes, professor da Escola de Engenharia da UMinho. O trabalho, intitulado "End-to-End Quality of Service-Based Admission Control via Virtual Sensor Nodes", foi selecionado entre dezenas de projetos divulgados em 2013-2014 nas revistas ou nas conferências da Sociedade Internacional de Engenharia Médica e Biológica.


__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Nov/2015)

Arquivo de 2015