default-header-news
Academia, 16.09.2015
Professor da UMinho preside à Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial
Portugal
Paulo Novais, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, acaba de ser eleito presidente da Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial (APPIA) para o biénio 2016/2017.


"Esta eleição representa uma etapa importante e gratificante na minha carreira. Estou muito entusiasmado e orgulhoso por liderar nos próximos dois anos a direção da associação representativa da Inteligência Artificial (IA) em Portugal. Tudo farei para estar à altura desta honra", diz Paulo Novais, que também é investigador do Centro Algoritmi da UMinho.

O responsável pretende promover e reforçar a visibilidade da IA junto do mundo académico, das empresas e da sociedade. "A IA tem um papel fundamental na procura e na conceção de novas soluções numa sociedade ávida de sistemas que sejam sensíveis às suas necessidades e preferências. Trata-se de uma ciência que pretende não só estudar e compreender a inteligência, mas que procura também construir artefactos úteis para auxiliar o ser humano no seu dia-a-dia", reforça Paulo Novais.

A APPIA foi constituída em 1984, sendo uma das associações científicas mais antigas e ativas em Portugal. Tem como missão a promoção da investigação, do ensino e da divulgação no âmbito da inteligência artificial. A direção é ainda composta por Luís Paulo Reis (UMinho) e Goreti Marreiros (Instituto Superior de Engenharia do Porto) como vice-presidentes; Henrique Lopes Cardoso (Universidade do Porto) e Francisco Pereira (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) como vogais. A eleição decorreu no âmbito do 17º Encontro Português de Inteligência Artificial, em Coimbra.

Nascido há 47 anos em São Torcato, em Guimarães, Paulo Novais é professor do Departamento de Informática e investigador do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia da UMinho. Desenvolve as suas atividades de investigação na área da inteligência artificial desde 1992. Tem como especial interesse tornar os sistemas mais inteligentes, confiáveis e sensíveis para que sejam capazes de responder às necessidades dos seus utilizadores. É coautor de mais de 200 obras, entre livros, capítulos de livros, artigos em revistas e congressos internacionais. É membro do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) - Computational Intelligence Society e do comité executivo da Sociedade Ibero-Americana de Inteligência Artificial. Colaborou durante os últimos anos como perito da Comissão Europeia e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 


__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Set/2015)

Arquivo de 2015