default-header-news
Academia, 06.07.2015
Investigadores da UMinho premiados no Canadá
Canadá
Os investigadores Telmo Pinto, Cláudio Alves e José Valério de Carvalho, do Centro Algoritmi da Universidade do Minho, foram distinguidos na Conferência Internacional de Ciências da Computação e Aplicações, que reúne os melhores especialistas da área. O galardão "Best Paper Award" foi atribuído em Alberta, no Canadá.


Intitulado "Variable Neighborhood Search for the Elementary Shortest Path Problem with Loading Constraints", o artigo premiado visa a otimização integrada de operações de transporte através de algoritmos eficientes. Mais concretamente, pretende-se desenvolver um planeamento de rotas de veículos onde as operações de carga e descarga são integradas de forma a otimizar a utilização do espaço existente nos veículos e minimizar os custos totais de transporte. "Este planeamento permite agilizar as operações logísticas nos serviços aos clientes. Adicionalmente, a definição de rotas mais eficientes proporciona benefícios económicos e ambientais importantes", afirma Telmo Pinto, um dos autores da investigação.

Telmo Pinto encontra-se na fase final do seu projeto de doutoramento com o tema "Models and advanced optimization algorithms for the integrated management of logistics operations", sob orientação de Cláudio Alves e José Valério de Carvalho, docentes do Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da UMinho.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /25 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Jul/2015)

Arquivo de 2015